Ceplac e MDA formarão agentes de ATER na Amazônia
Fruto de convênio entre a Superintendência da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Suepa/Ceplac/Mapa) no Pará e Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), serão realizados no primeiro semestre desse ano, cursos para formação de agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) em Belém/PA. Ministrado pela Suepa, os cursos serão direcionados a agentes de ATER vinculados ou não ao sistema governamental, de nível médio ou superior, com experiência na área.
De acordo com o chefe de Planejamento e Superintendente Substituto da Suepa, Luíz Pinto, a capacitação será através de processo cooperativo e serão oferecidas quatro especialidades. São elas: ATER em Sistemas Agroflorestais; e ATER em Agroecologia, Produção Agrícola e Pecuária de Base Ecológica. Os outros dois cursos são: o de Análise de Cadeias Produtivas, Organização de Arranjos Produtivos Locais e Organização da Produção e Comercialização e o curso de Aprendizagem e Ação Participativa em Extensão Rural. Ele informa que as especialidades deverão assegurar uma cota de, no mínimo, 30 por cento das vagas para mulheres.
Os interessados poderão acessar o site www.ceplacpa.gov.br ou através dos fones código de operadora (91) 30 84 18 55 ou 30 84 18 93.
Ascom-Rezende
Fonte: Jornalista Zenilda Araujo
ACS/Ceplac/Diret/ Assessoria de Comunicação da Ceplac