Ceplac discute sobre uso da cal no controle da vassoura
A Dra. Stela Dalva Vieira Midlej e Silva, diretora de Pesquisas da Ceplac/Cepec informou que a reunião realizada na Ceplac no dia 25 passado, sobre as perspectivas do uso da cal hidratada no controle da vassoura-de-bruxa foi muito oportuna por ter possibilitado a integração entre produtores e técnicos da Ceplac a respeito desse tema em evidencia. Na ocasião, o Sr. Cecílio José dos Santos, que iniciou o uso dessa prática na Fazenda Recreio, em São José da Vitória, disse que obteve controle da vassoura, diminuição do limo das plantas e aumento da produtividade da lavoura.
A reunião contou ainda com a participação dos produtores Paulo Cortizo, Águido Muniz, Luiz Dórea, Juarez Muniz, José Roberto e Lola Gedeon, que também fazem uso da cal hidratada, e de pesquisadores e extensionistas da Ceplac.
De modo geral, os produtores presentes a reunião, com exceção do Sr. Cecílio, informaram que usam a cal hidratada, mas sem muita precisão da quantidade aplicada, acreditam na eficácia do produto para controle da vassoura-de-bruxa, com redução de vassouras em almofadas florais, diminuição do ciclo (com rapidez na passagem do estágio de verde para seca) e queda facilitada da vassoura seca. Informaram, ainda, que, concomitantemente com a cal hidratada, usam outros produtos, como é o caso da sacarose e adubos foliares.
Na oportunidade, a Dra. Stela acrescentou que a Ceplac não recomenda o uso da cal hidratada e que só poderá fazê-lo quando tiver dados experimentais, estatisticamente conclusivos. “Os trabalhos, em laboratório e em casa de vegetação, forneceram algumas informações básicas sobre o assunto, mas ainda precisamos confirmar com dados de campo, cujos experimentos levam no mínimo três anos para obtenção de resultados confiáveis”, declarou Stela Dalva, adiantando que os estudos nesse nível já estão sendo conduzidos por pesquisadores do Cepec.
No encontro, pesquisadores e extensionistas da Ceplac comentaram sobre as visitas feitas à Fazenda Recreio, onde verificaram que a propriedade executa um conjunto de práticas agrícolas, o que não permitiu isolar os possíveis efeitos do uso da cal hidratada, mas percebeu-se uma redução do limo dos cacaueiros, o que, aparentemente, libera espaço para almofadas florais, possibilitando maior floração e, conseqüentemente, maior frutificação.
Ao final concluiu-se que a reunião também foi muito proveitosa porque demonstrou a interação positiva entre pesquisadores e extensionstas da Ceplac e os produtores de cacau na busca de soluções para o controle da vassoura-de-bruxa.
Ascom-Rezende
Fonte: Ascom/Ceplac