Ceplac coopera com o Projeto Carbono Neutro da DPF Ilhéus
A Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), do Ministério da Agricultura, através da Superintendência de Desenvolvimento da Região Cacaueira da Bahia, está cooperando com o projeto “Carbono Neutro” da Delegacia de Polícia Federal de Ilhéus. A iniciativa é motivada pela oportunidade de o Departamento de Policia Federal, do Ministério da Justiça, reduzir ou compensar emissões de carbono pelo consumo de energia elétrica, passagens aéreas e de combustíveis fósseis pelos seus veículos, incluindo barcos e aviões, nas unidades de todo o País.
O projeto do DPF/MJ também foi motivado pela relevância do impacto ambiental e responsabilidade da instituição policial de mitigar os efeitos produzidos pelas mudanças climáticas no planeta, visão de sustentabilidade e preservação do meio ambiente. A Polícia Federal tem o reconhecimento da população brasileira por suas ações de combate e repressão aos crimes contra o meio ambiente e, além disso, aderiu ao Programa Brasileiro GHG Protocol (Greenhouse Gas Protocol), que tem por objetivo incrementar a capacidade técnica e institucional de governos, empresas e entidades no gerenciamento de suas emissões de gases de efeito estufa (GEFs).
No projeto, que conta com a parceria da Prefeitura e do Instituto Nossa Senhora da Piedade, além da Ceplac, a Delegacia da Polícia Federal está plantando, em uma primeira etapa, 500 árvores de espécies nativas em uma encosta do Alto da Piedade, na zona urbana de Ilhéus, onde antes havia eucaliptos que foram removidos pelos riscos que representavam pela forte ação dos ventos. A Ceplac, através da unidade de Projetos Especiais do Serviço de Planejamento da Superintendência na Bahia, recomendou o plantio de fruteiras e de variantes morfológicas de pau-brasil: folhas de arruda, pequenas; folhas de café, médias; e folhas de laranja, largas.
O pesquisador da Ceplac Demósthenes Lordello explica que também se aproveitou a experiência cidadã do tenente PM aposentado Ramos que havia iniciado o plantio de espécies de fruteiras após a remoção dos eucaliptos pela Prefeitura. “Quando as mudas florescerem, Ilhéus passará a contar com a única área urbana do mundo com plantio dos três variantes de pau-brasil, que fornecerão sementes para o Programa Pau-Brasil do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa/Ceplac)”, informou, acrescentando que outras encostas da cidade também ganharão mudas de essências florestais nativas da Mata Atlântica do Projeto “Carbono Neutro” da Polícia Federal para mitigar danos ambientais e prevenir a erosão.
Na semana passada um grupo de alunos do Instituto Nossa Senhora da Piedade e de técnicos e operários de campo da Ceplac e da Prefeitura fez o plantio de mudas de pau-brasil na área próximo ao educandário. Antes, em palestras, a delegada federal Denise Dias de Oliveira Cavalcanti, e os pesquisadores da Ceplac Dan Lobão e Demósthenes Lordello, coordenador da Comissão Técnica de Garantia Ambiental da Ceplac (CTGA/Ceplac), enfocaram a necessidade de conservação ambiental. Após o plantio cada grupo de quatro dos 150 alunos participantes ficou responsável pelo cuidado de uma muda nativa, o que inclui irrigação, tratos culturais e outras ações, sob a orientação técnica do Setor de Parques e Jardins da Prefeitura de Ilhéus.
Ascom-Rezende
Fonte:Jornalista ACS/Ceplac/Sueba/Luiz Conceição
Fotos Dan Lobão