Ceplac conta boas perspectivas institucionais no próximo ano
São boas as perspectivas da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para 2011 com a contratação de 30 bolsistas para a área da pesquisa autorizada pelo governo
|
Estão programados investimentos de R$ 8 milhões na pesquisa da vassoura-de-bruxa na Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio), em convênio com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Unicamp, Uesc e Embrapa/Cenargen, e aporte de R$ 45 milhões ao Orçamento Geral da União em emendas apresentadas pela bancada baiana no Congresso Nacional.
As notícias foram dadas pelo diretor da Ceplac, Jay Wallace da Silva e Mota, ao se reunir com os servidores da instituição no auditório Hélio Reis de Oliveira, do Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec), da Superintendência da Ceplac na Bahia, na sexta-feira, 10. O dirigente revelou que até o final deste ano deve ser publicado o novo Regimento Interno da Ceplac, depois de ter sido aprovado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Jay Wallace comemorou os prognósticos de elevação de até 45% da safra brasileira de cacau no ano agrícola 2010/2011, o que, segundo destacou demonstra os bons resultados da dedicação de pesquisadores e extensionistas da Ceplac e a receptividade pelo produtor de cacau. “Terminamos um ano de muito trabalho com otimismo, esperança e bastante expectativa, apesar de sabermos que os compromissos e a filosofia do atual governo permanecem, com destaque para a valorização do serviço público”, avaliou.
O dirigente disse que o governador da Bahia, Jaques Wagner, continua com a disposição de colaborar com a Ceplac, já conversou com representantes do Governo Federal quanto ao futuro, inclusive sobre o imóvel de Brasília. “É totalmente legítima a liderança e a participação do governador no processo de institucionalização da Ceplac. Já entregamos ao Ministério do Planejamento todos os estudos feitos quanto a isso e estamos confiantes. Tudo está encaminhado e os nossos sonhos podem ser concretizados”, afirmou Jay Wallace Mota.
O evento serviu para que fosse prestado reconhecimento público aos parlamentares baianos, a exemplo dos deputados Geraldo Simões e Walter Pinheiro (PT-BA) e Daniel Almeida (PC do B-BA), e a lideranças como Henrique Almeida, da Associação dos Produtores de Cacau (APC); Guilherme Moura, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb; e Fausto Pinheiro, da Câmara Setorial do Agronegócio Cacau e Desenvolvimento Rural Sustentável, pelo apoio e compromisso com a Ceplac. Também mereceu reconhecimento da bancada do Estado do Pará que fez emenda de bancada ao Orçamento da União em favor da Ceplac.
Ascom – Armênio
Fonte: Ceplac/Sueba
Luiz Conceição