Ceplac apresenta melhoria do sistema cabruca à Sema

A experiência piloto do programa de melhoria da produtividade e da qualidade ambiental desenvolvido pela Ceplac em 12 propriedades rurais do município de Barro Preto, que produzem cacau no sistema cacau – cabruca, foi apresentada ao secretário estadual de Meio Ambiente, Eugênio Spengler. O secretário visitou a Superintendência de Desenvolvimento da Região Cacaueira da Bahia da Ceplac na terça-feira, 12, sendo recebido pelo chefe do Serviço de Planejamento, Mário Tavares, que representou o superintendente Antonio Zózimo de Matos Costa, que estava em viagem.
Na oportunidade, o secretário Eugênio Spengler se reuniu com técnicos e dirigentes do Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec) e Centro de Extensão da Ceplac (Cenex) na Superintendência, quando apresentou avanços organizacionais na Sema, a partir de mudanças administrativas em andamento, com a reforma aprovada pela Assembléia Legislativa que resultou no Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), fusão entre Ingá e Ima. O secretário disse que a criação de Comissões Técnicas de Garantia Ambiental (CTGas) é política pública desenvolvida pelo Estado da Bahia ao longo do tempo.
“Trabalhamos na direção de aumentar as atribuições das CTGAs e aperfeiçoar as já existentes em parceria com empresas públicas ou concessionárias de serviços públicos”, declarou. Segundo o secretário na proposta de lei que será enviada à Assembléia Legislativa, ao final do recesso parlamentar, se pretende ampliar poderes e atribuições das CTGAs de empresas privadas.
Spengler disse acreditar no processo de co-responsabilidade e ação cidadã de todos segmentos da sociedade, onde a responsabilidade pela qualidade ambiental seja compartilhada entre órgãos de gestão, outros órgãos públicos de fomento e pesquisa e empresas privadas, que têm responsabilidades de desenvolver as condições de sustentabilidade de seus empreendimentos.
Quanto ao programa da Ceplac, o secretário de Meio Ambiente disse que a experiência desenvolvida pela instituição em parceria com o Inema, Mars Cacau e Sindicato Rural e Prefeitura de Barro Preto poderá ser replicado em outras culturas, regiões e biomas no Estado, além de outros estados brasileiros.  “Acreditamos, fundamentalmente, no desenvolvimento de processos agroflorestais, com manejo sustentável de florestas, que possam melhorar a qualidade da produtividade e renda da propriedade, associado a processo de preservação e conservação ambiental”, explicou.
O encontro foi acompanhado pelos técnicos Ana Paula Dias, diretora de Regulação do Inema; Márcia Telles, diretora de Fiscalização; Marco Aurélio Souza Silva, gestor da APA Lagoa Encantada; e a jornalista Lívia Lemos Alves, assessora de Comunicação da Sema. Pela Ceplac, a diretora-adjunta do Cepec Stela Dalva Vieira Midlej Silva, coordenador da Ceplac/CTGA Demosthenes Lordello, e pesquisadores Dan Lobão, Elias Veloso, Raul René Valle e Marco Franco; Chefe do Cenex Sérgio Murilo Correia Menezes e os extensionistas João Dantas, João Henrique Silva Almeida e Antonio Fernando Ribeiro Silva, dentre outros.
Ascom-Rezende
Fonte:  Jornalista ACS/Ceplac/Sueba/ Luiz Conceição
Fotos: Águido Ferreira

Assessoria de Comunicação da Ceplac