CACAU ORGÂNICO É NOTÍCIA NO GLOBO RURAL

cacau, planta originária da Amazônia que se estendeu para a América Central e México, onde os maias, olmecas e astecas já a conheciam, está abrindo mercado pouco a pouco através da produção de uma variedade orgânica que está sendo financiada parcialmente pelo Banco Centro-Americano de Integração Econômica (BCIE).

‘Poderíamos dizer que o Banco Centro-Americano de Integração Econômica (BCIE) aposta no resgate do cacau centro-americano, planta que é originária desta região’, afirmou o coordenador do Projeto Mercados Centro-Americanos para Biodiversidade, José Guillermo Flores. O funcionário do organismo financeiro regional explicou que, através do projeto, é financiada a produção de cacau e café orgânico na Costa Rica, El Salvador, Honduras e Nicarágua, beneficiando cerca de 11.500 pessoas que se dedicam a esta atividade nos quatro países da região.

Produtores recebem incentivos para produzir o fruto de maneira orgânica.

O mesmo projeto financiou a concessão de US$ 1,9 milhão em créditos para 2.310 pequenos produtores de café e cacau orgânico nestas quatro nações, acrescentou Flores. Ele lembrou que, no caso de Honduras, há cerca de 50 anos foi introduzida uma variedade para aumentar a produção de cacau que não era fino, o que não teve os resultados desejados entre os produtores pelas exigências de qualidade da indústria do grão, que agora oferece produtos ‘gourmet’ aos consumidores.

O cacau convencional não alcança os níveis de qualidade do orgânico, e seu preço nas bolsas oscila. ‘De manhã pode estar a um preço alto e à tarde, no chão’, disse Flores, que considera que o fruto orgânico tem muito futuro entre os produtores centro-americanos.

O presidente da Associação de Produtores de Cacau de Honduras (Aprocacaho), Aníbal Ayala, afirmou que ‘o futuro do cacau orgânico é lisonjeador’. Segundo o presidente, esta associação conscientiza os produtores deste cultivo para que conheçam a diferença entre o cacau convencional e o orgânico.

Ascom-Rezende
Fonte: Globo Rural Online