Bahia terá primeira unidade de coleta de sêmen animal para a agricultura familiar
Tornar a genética de animais selecionados acessível aos agricultores familiares, visando o aumento na capacidade de suporte das pastagens, no índice de parição das matrizes e na produção de leite, por vaca ordenhada. Com essa meta, a Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), através da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), inaugura, neste sábado (05), às 09h30, a primeira Unidade de Coleta de Sêmen da agricultura familiar no estado, com sede na Estação Experimental da EBDA em Utinga, a 433km de Salvador.
O evento contará com as presenças do secretário da Agricultura, Eduardo Salles, do presidente da Assembléia Legislativa e deputado, Marcelo Nilo, do presidente da EBDA, Emerson Leal, demais diretores da empresa, prefeitos da região e agricultores, que vão acompanhar a liberação das primeiras 800 doses de sêmen para utilização em matrizes de produtores assistidos pela empresa, nas regiões de Barreiras, Feira de Santana, Itaberaba e Alagoinhas. A unidade a ser inaugurada integra a estratégia operacional do Programa de Melhoramento Genético da Pecuária Leiteira, que está sendo desenvolvido pela empresa, no cumprimento das metas.
Nesse primeiro ano, está prevista a inseminação artificial em 10 mil matrizes, o cadastramento e assistência técnica a mil produtores de leite, além da capacitação de 100 produtores e 25 técnicos de execução, voltada para uma melhor alimentação, sanidade e manejo dos rebanhos. O programa abrange os principais municípios produtores de leite, a exemplo de Alagoinhas, Barreiras, Caetité, Cruz das Almas, Feira de Santana, Itaberaba, Itabuna, Jacobina Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista.
Técnica
Vale ressaltar que, a inseminação é uma técnica assistida de reprodução animal, que utiliza sêmen de reprodutores com características genéticas superiores, para assegurar crias de alta produtividade a custo baixo. Para o trabalho desenvolvido, a EBDA utiliza animais oriundos dos plantéis das raças bovinas Gir e Guzerá leiteiros, da própria empresa, das Estações de Itaberaba e a de Cruzeiro de Mocó, respectivamente, em Feira de Santana.
Ascom-Rezende
Fonte: Assimp/EBDA
Tel.: (71) 3116-1803/1910