Bahia terá fábrica para industrializar laranjas
Foto: Heckel Jr.
A Bahia vai ganhar, no município de Rio Real, maior produtor de citros do Estado, uma fábrica para industrializar laranjas. O compromisso foi assumido nesta quinta-feira, (12) pelos diretores da Brasfrut, Reinaldo Vinicius e André Ornelas, durante reunião com o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles. Participaram do encontro, realizado na Câmara de Vereadores de Rio Real, o prefeito da cidade, Antonio Alves dos Santos, (Carroça), prefeitos da região, presidentes das associações de produtores e representante do Território. Reinaldo Vinicius e André Ornelas disseram que a intenção inicial era criar uma linha de produção na fábrica da Brasfrut em Feira de Santana, mas diante do que viram, da capacidade e qualidade da produção e da segurança do negócio, resolveram instalar uma fábrica no município. A Brasfrut atua em Feira de Santana produzindo polpas para exportação para a Europa e EUA. Tem 40 anos de experiência e tecnologia de ponta.
A prefeitura de Rio Real doou um terreno para instalação da fábrica, visitado ontem mesmo pelo secretário Eduardo Salles e pelos diretores da Brasfrut. Um grupo de trabalho foi organizado, formado pelos secretários de Agricultura dos municípios da região, pelos presidentes das associações de produtores e por representantes da Brasfrut para definir os detalhes da instalação da nova indústria. “Estamos empenhados em encontrar soluções para a instabilidade do preço da laranja, provocada pela falta de indústrias processadora de laranja”, disse o secretário, relatando que 70% da produção, (900 mil toneladas/ano) é processada por duas fábricas de Sergipe, enquanto 30% é comercializada in natura no mercado interno. A comitiva visitou também a Biofábrica de borbulhas da EBDA e a fazenda de Roberto Chibata, considerando produtor modelo.
A Bahia é o segundo maior produtor de laranja do País, perdendo apenas para São Paulo. A cultura gera 150 mil empregos diretos e tem em Rio Real a capital da Laranja. O Estado é declarado pelo Ministério da Agricultura livre das doenças do citros, com muitas áreas para expansão da cultura.
Ascom-Rezende
Fonte: Ascom Seagri
Josalto Alves – DRT-Ba 931
Tel.:(71) 3115-2794 / 8751-7484