Arco Norte é aposta para escoamento de grãos e recebe R$ 3,4 bi até 2024

Arco Norte é aposta para escoamento de grãos e recebe R$ 3,4 bi até 2024
Em vista dos altos custos de logística com o transporte de grãos até o eixo Sul-Sudeste, os portos da região do Arco Norte (Amazonas, Pará, Maranhão e Bahia) terão saltos de expansão na capacidade de escoamento nos próximos dez anos e devem reduzir mais de 30% do desembolso dos agricultores com frete.
De acordo com o Ministério da Agricultura, a capacidade de exportação pelo Arco Norte deve aumentar em seis milhões de toneladas em 2015, porém, o diretor executivo do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz Ferreira, disse ao DCI que um pacote de R$ 3,4 bilhões em investimentos da iniciativa privada já está em andamento, para que esta capacidade chegue a 62 milhões de toneladas até meados de 2024. O Pró-Logística é um fórum coordenado pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT).
Entre os meses de janeiro e setembro deste ano, os portos localizados nos estados Maranhão (São Luis), Bahia (Salvador e Ilhéus), Amazonas (Manaus), Pará (Barcarena e Santarém) embarcaram 8,2 milhões de toneladas só de soja, ante as 6,7 milhões de toneladas exportadas no mesmo período de 2013.
 A expansão prevista para o ano que vem “contribui para a redução do custo logístico na exportação e para reduzir a pressão nos portos do Sul e Sudeste”, diz o Ministério em nota, devido a proximidade com as áreas de grande produção de grãos, como o Mato Grosso. Questionada sobre as políticas que serão adotadas neste processo, a pasta informou que o ministro Neri Geller deve se pronunciar publicamente nos próximos dias.
 Novo porto
 Há cerca de 20 km de distância do atual porto de Ilhéus, terão início a partir do ano que vem as obras de um novo complexo portuário pensando na expansão de escoamento de grãos pela costa baiana. A declaração é do secretário de Agricultura e Pesca do município, Sebastião Vivas.
 “Já estamos com as obras atrasadas, tivemos problemas com o licenciamento ambiental, que saiu agora. A previsão é que as construções comecem em 2015 e durem entre três e quatro anos até a implantação”, afirma o secretário.
 Com a maior parcela do investimento vindo da iniciativa privada, o empreendimento está orçado em R$ 4 bilhões. O complexo ainda deve contar com um terminal público arcado pelo governo do estado.
 Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), mostram que entre janeiro e setembro deste ano, o porto de Ilhéus embarcou cerca de 200 mil toneladas de soja em grão, enquanto o terminal de Salvador exportou dois milhões no mesmo período. Em 2013, os volumes eram de 100 mil toneladas e 1,8 milhões de toneladas, respectivamente. Fonte: DCI – Diário do Comércio & Indústria
Fonte: Mercado do Cacau
Decom – Armênio