Fiscais do Ibama de Eunápolis-Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e poiciais do 5º pelotão da COOPA- Companhia de Polícia de proteção ambiental da Bahia devem permanecer até manhã na região de Camacan, no sul da Bahia, para fazer todo o levantamento da madeira e equipamentos que foram apreendidos numa operação de combate a comercialização de madeira ilegal.
Foram apreendidos 170 metros cúbicos de madeira que estavam em forma de pranchas, barrotes, tabuas, portas, janelas e aduelas de espécies como o vinhático e jequitibá. Todo o material estava guardado em 3 galpões de uma serraria. A apreensão já é considerada a maior feita este ano na região e foi fruto de uma denúncia anônima.
“A denúncia é um instrumento importante para que possamos combater este tipo de crime. Nós precisamos manter esta parceria com a comunidade”, disse o Tenente Eliezer Ribeiro, comandante da 5ª COPPA
O responsável pelo crime ambiental foi identificado como Junior “Bolachão”, que ainda não foi encontrado. Antunes Oliveira Brandão e Rikil da Silva Borges estavam no local e foram levados a delegacia de policia onde prestaram depoimento e já foram liberados.
A madeira apreendida está sendo entregue a algumas prefeituras municipais, como fiéis depositárias, onde o material será utilizado em projetos de assistência social.
Esta foi a Operação Térmitas do Ibama, lançada no início desta semana em âmbito nacional e envolve 20 estados brasileiros. Além da Bahia fazem parte Alagoas, Amapá, Ceará, Distrito Federal Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
O objetivo dessa Operação é de fiscalizar e identificar o uso ilegal de madeira e mostrar aos construtores e ao cidadão em geral a necessidade do controle da origem da madeira utilizada na construção civil. Durante a operação os fiscais do Ibama confrontam a existência de Guias Florestais (GF) ou o Documento Florestal (DOF), com as cargas de madeira dessas construtoras e se as mesmas possuem o Cadastro Técnico Federal.
Participaram da operação policiais do 5º Pelotão da COPPA de Ilhéus, da 62ª CIPM e Fiscais do Ibama de Eunápolis.
Ascom-Rezende
Fonte: r2cpress.com.br