Agroindústrias do Vale do Rio das Contas vão criar consórcio

Aumentar a competitividade do setor e criar condições para aquisição coletiva de insumos e vendas de produtos são os objetivos perseguidos, em curto prazo, pelas agroindústrias de sucos do Vale do Rio das Contas. Na terça-feira, dia 14, foi realizada reunião de representantes visando a formação e estruturação do Consórcio das Agroindústrias de Sucos do Estado da Bahia, no Escritório Regional da Ceplac, na cidade de Ipiaú.

O encontro é resultado de parceria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) com Instituto Frutal e Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Institucional (IBDI). Na abertura do evento, o extensionista da Ceplac Ivan Henrique Benevides, representando o Centro de Extensão da Ceplac (Cenex), e o pesquisador Antônio Carlos de Araújo, do Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec), destacaram a importância do consórcio.

Segundo Antonio Carlos Araújo que, além de coordenar o evento, representou a Superintendência da Ceplac na Bahia, o objetivo principal do consórcio é aumentar a competitividade do setor agroindustrial do Agropolo de Fruticultura do Vale do Rio das Contas, criando as condições para vendas coletivas, bem como aquisição de insumos. Na oportunidade, lembrou que há geração de receita anual de cerca de R$ 60 milhões e valor da produção de R$ 6,9 milhões com a fruticultura.

Estiveram presentes, o presidente do Consórcio dos Municípios do Vale do Rio das Contas e prefeito de Barra do Rocha, Jonatas Ventura, além do fiscal federal agropecuário do Mapa/SFA/BA Eduardo Magalhães, que é responsável pela supervisão do projeto, representando o ministério. Ainda, representantes de agroindústrias de sucos, produtores de frutas e técnicos do IBDI e Instituto Frutal.

Os técnicos do IBDI e Instituto Frutal, Paulo Lima e Fernando Antônio Mendes Martins, respectivamente, apresentaram a proposta de formação do Consórcio das Agroindústrias.  Após debates, chegou-se à conclusão de que seria necessária a formação de dois Consórcios: Um, representando as agroindústrias e outro, os produtores de frutas.

O assunto voltará à pauta durante nova reunião de trabalho, no mesmo local, no próximo dia 5 de julho. Na parte da manhã com os produtores de frutas e, à tarde, com representante das agroindústrias de sucos do Vale do Rio das Contas.

Ascom-Rezende

Fonte: Jornalista ACS/Ceplac/Sueba/Luiz Conceição

Assessoria de Comunicação da Ceplac