Agricultura baiana alcança safra recorde em 2010 e Exportações baianas atingem U$8,8 bilhões em 2010

Os dados da agricultura da Bahia, apontam para o fechamento do ano de 2010 com produção de uma safra recorde de grãos, atingindo um total de 6,7 milhões de toneladas. O montante representa um crescimento de quase 11% em relação ao ano de 2009, quando a safra baiana foi de 5,9 milhões de toneladas.

Os números obtidos, são relativos ao Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, realizado pelo IBGE e analisados pela Superintendência de estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), órgão vinculado à Secretaria estadual de Planejamento.

Os principais grãos produzidos na Bahia são soja, algodão, milho, e feijão. O maior destaque no período foi para à cultura da soja com um crescimento de 28,2% superior ao ano anterior, com uma produção de 3,11 milhões de toneladas.

Outros produtos importantes para o estado, também obtiveram estimativas positivas como: cana-de-açúcar com crescimento de 20%, mandioca com 12%, café com 10% e cacau com 4%.

Para 2011, dois fatores garantirão uma boa safra: a alta nos preços dos grãos, em razão dos baixos estoques e crescente demanda internacional, e a perspectiva de clima favorável, principalmente na região oeste do estado.

Exportações baianas atingem U$8,8 bilhões em 2010

As exportações realizadas pela Bahia, em 2010, em seus diversos setores, sinalizam para um faturamento recorde de U$S 8,8 bilhões de dólares.

Após atravessar um período complicado, com a crise financeira interferindo diretamente nas exportações, o comércio exterior baiano passa por uma fase bem mais promissora ao findar 2010.

Houve no ano de 2010, um incremento de 27,2% em relação do ano anterior no total das exportações baianas.

Alguns setores se destacaram como o de produtos químicos e petroquímicos, que liderou as vendas, seguido pelo de papel e celulose.

As vendas para a América Latina, continuam crescendo a cada ano, tendo verificado um acréscimo no ano, de 36% e para o Mercosul, o aumento foi de 52%.

Os produtos mais representativo do agronegócio, foram a soja, trigo, fertilizantes e frango.

Em termos de outros países, a China vem se apresentando como um excelente parceiro comercial da Bahia, mostrando-se como um destaque nas exportações e importações, com transações comerciais de diversos produtos como: soja, cobre e celulose – e em troca, é o maior fornecedor de equipamentos eletrônicos para o pólo de informática.

A Argélia está entre os cinco maiores fornecedores, seguida pela Argentina, EUA, que se destacam nas transações comerciais de insumos químicos, trigo e nafta.

Ascom – Armênio
Fonte: SEI/BA