Zona Tampão na Bahia será extinta no dia 17 deste mês
Foto: Heckel Jr. / Imprensa Seagri
(Feira de Santana/BA) – A Zona Tampão, na divisa da Bahia com o Piauí e Pernambuco, já tem data para acabar. No dia 17 deste mês, em solenidade marcada para acontecer no município de Formosa do Rio Preto, na região Oeste do Estado, o Ministério da Agricultura vai declarar extinta a Zona Tampão na Bahia. A informação foi dada no início da noite deste domingo, dia 5, pelo secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, na abertura da Expofeira 2010, em Feira de Santana. “Era uma injustiça enorme termos duas Bahias, prejudicando cerca de 10 mil criadores”, disse ele.
A extinção da Zona Tampão estava prevista para o mês de novembro, em função de pacto celebrado em março deste ano pelos governos da Bahia e do Piauí, pelo Ministério da Agricultura e os municípios de Formosa do Rio Preto, Santa Rita de Cássia e Mansidão, Remanso, Buritirama, Casa Nova, Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes. “Mas já fizemos o nosso dever de casa e os resultados obtidos na campanha de vacinação contra a aftosa em maio último nos credenciaram para reivindicar a antecipação da extinção para agora”, contou o secretário.
A campanha de vacinação contra a aftosa realizada em maio alcançou o índice geral de 98,77% e de 99% na Zona Tampão, números que permitiram ao Estado pleitear a mudança de status de zona tampão para zona de vigilância. A partir da extinção, os produtores poderão vender seus animais para outros municípios e para outros estados, bem como participar de feiras e de exposições.
“Com esta decisão estamos incorporando à Bahia que produz 10 mil criadores, e um rebanho de cerca de 250 mil animais”, disse o secretário, lembrando que as terras e o rebanho dos oitos municípios serão valorizados, impulsionando o desenvolvimento e a economia.
Ascom-Rezende
Fonte: Ascom Seagri /Josalto Alves – DRT-Ba 931
Tel.: (71) 3115-2794 / 8751-7484 / 9975-2354