XV Congresso Brasileiro de Mandiocultura acontecerá na Bahia

Estado dispõe de modernas fábricas de fécula e amido modificado

A Bahia será, em novembro de 2012, sede do XV Congresso Brasileiro de Mandiocultura. A decisão foi aprovada em Maceió (AL), onde aconteceu, no final de semana passado, o XIV Congresso Brasileiro de Mandioca, com a participação de centenas de produtores, empresários, pesquisadores, estudantes de agronomia e delegações de vários países, além de membros da Câmara Setorial da Mandioca estadual e nacional.

A delegação baiana foi composta por produtores de mandioca de regiões como Santo Antônio de Jesus e Vitória da Conquista, onde foram recentemente inauguradas duas modernas fábricas de fécula e amido modificado. A escolha da Bahia para receber o próximo congresso aconteceu por unanimidade dos votos dos delegados da Sociedade Brasileira de Mandioca.

Baianas estilizadas, distribuindo fitas do Senhor do Bonfim e material promocional fizeram propaganda do estado. O secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, disse que “o próximo congresso acontecer na Bahia premia os produtores do estado, que têm feito por merecer, utilizando tecnologias de ponta e consequentemente aumentando a produtividade, se organizando e agroindustrializando a mandioca”.

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, destacou que a Bahia é o terceiro maior produtor de mandioca do país. “É mais do que justo que o XV Congresso Brasileiro de Mandioca seja realizado em terras baianas.”

Fonte: SEAGRI

Ascom-Rezende