Visita reforça interação SFA e Ceplac na Bahia
A superintendente Federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento na Bahia (SFA/BA), Virginia Alice Almeida Hagge, o chefe da Divisão de Defesa Agropecuária (DDA/SFA/BA), Paulo Roberto de Oliveira Reis, e assessores fizeram visita de cortesia à Superintendência de Desenvolvimento da Região Cacaueira no Estado da Bahia da Ceplac. Foram recebidos pelo superintendente Juvenal Maynart Cunha e os diretores do Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec), Stela Dalva Midlej e Silva e José Marques Pereira, e do Centro de Extensão da Ceplac, João Henrique Silva Almeida.
Durante a visita, a superintendente reforçou a disposição da SFA/BA de manter a interação e a relação interinstitucional com a Ceplac nos assuntos relativos à Região Cacaueira da Bahia. Antes de ir aos laboratórios do Cepec, a superintendente Virginia Hagge e os visitantes conversaram com pesquisadores e extensionistas da Ceplac sobre ações de defesa agropecuária e de combate à vassoura-de-bruxa e prevenção à monilíase do cacaueiro – doença inexistente no Brasil.
Para o superintendente da Ceplac, Juvenal Maynart Cunha, a visita se revestiu de um caráter técnico pelo que poderá ser desenvolvido no âmbito do Ministério da Agricultura e no Comitê Técnico de Prevenção à Monilíase do Cacaueiro da Bahia. Na conversa com os representantes da SFA/BA, o dirigente reforçou a necessidade de vigilância e fiscalização na fronteira do Brasil com países como Colômbia, Venezuela e Peru, já que o fungo da doença já foi prospectado a 100 quilômetros da fronteira deste País com o Brasil.
Os contatos foram acompanhados pelos chefes de Vigilância Agropecuária (Vigiagro) da SFA/BA em Ilhéus e Itabuna, Silvio Menezes dos Santos e Murilo Simões Midlej, respectivamente. Ainda, pelos chefes da Seção de Tecnologia e Engenharia Agrícola (Setea), do Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec), Neyde Alice Bello Marques Pereira, e de Serviço de Planejamento da Superintendência, Mário Tavares.
Fonte: CEPLAC
Fotos: Águido Ferreira
Jornalista ACS/Ceplac/Sueba
Luiz Conceição
Ascom – Armênio