Valença celebra encontro entre agricultura familiar e escola

Alunos ficaram surpresos com os alimentos produzidos na região, até então desconhecidos para eles

O Colégio Estadual Gentil Paraíso Martins, em Valença, a 255 quilômetros de Salvador, sediou ontem a 1a Mostra Municipal da Agricultura Familiar, promovida pela Diretoria Regional de Educação de Valença (Direc-5).

Durante o evento, foi realizada a Chamada Pública para compra dos produtos oriundos da agricultura familiar, que serão usados na alimentação escolar nos colégios estaduais de Valença, Gentil Paraíso Martins, João Cardoso dos Santos e João Leonardo da Silva.

A iniciativa cumpre a Lei no 11.947/09, que determina a utilização de produtos da agricultura familiar em, pelo menos, 30% da alimentação escolar. A mostra reuniu associações e cooperativas de agricultores familiares, estudantes, educadores e comunidade.

“Faz anos que lutamos para incluir o produto da agricultura familiar na alimentação escolar. Agora, vemos um acerto do governo, porque fixa o produtor em sua terra e paga a ele um preço justo pela mercadoria, além de oferecer melhor qualidade de vida, tanto ao agricultor como aos estudantes”, afirmou o diretor da Cooperativa de Fomento Agrícola de Valença (Coofava), um das participantes da Chamada Pública, José Carlos da Luz.

Roda social – De acordo com a coordenadora de Gestão e Atendimento à Rede da Direc-5, Luana Figueiredo, a Chamada Pública é resultado de uma articulação prévia com a prefeitura de Valença, entidades públicas e o movimento social que atuam no fortalecimento da agricultura familiar. Isso possibilitou o mapeamento dos produtos por zona, o reconhecimento dos agricultores regularizados, e a análise da capacidade de produção e da demanda que as escolas apresentam.

“Estamos cumprindo a lei, mas o bom mesmo é sentir os benefícios na prática. Temos estudantes cujos pais já comercializam seus produtos para outras escolas da rede estadual na região. Vemos a roda social girando. É geração de renda e alimentação saudável”, enfatizou Luana.

Pioneirismo – Na Bahia, as regiões sisaleira, do baixo sul e de Irecê foram as pioneiras no desenvolvimento e esclarecimento da lei para os estudantes e agricultores das localidades. No estado, a agricultura familiar é praticada em 665.831 propriedades rurais e responde pelos seguintes percentuais de produtos que chegam à mesa dos baianos – 83% do feijão, 91% da mandioca, 44% do milho, 52% do leite, 60% das aves, 76% dos suínos e 41% do arroz.

Ascom-Rezende

Fonte: SEAGRI