Vacinação de animais jovens contra aftosa alcança 97,12% na Bahia

Do total de 4,9 milhões de bovinos e bubalinos com até 24 meses, 97,12% do rebanho foi vacinado contra a febre aftosa na Bahia. O resultado foi divulgado nesta terça-feira (10) pela Secretaria da Agricultura, através da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). Na zona de proteção, o índice alcançou 96,87% na etapa de novembro. Em todo o estado, o rebanho é estimado em mais de 11,3 milhões de cabeças.
 
Os índices estão bem acima dos 90% exigidos pela Organização Mundial de Saúde Animal, conhecida pela sigla OIE, para estados livres de febre aftosa com vacinação, esclarece o secretário da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles. Isso mostra o comprometimento do Estado com a defesa agropecuária e dos criadores em colaborar com o desenvolvimento do setor”.
 
As coordenadorias regionais de Irecê (99,26%), Itapetinga (99,14%) e Itaberaba (99,11%) foram os destaques da etapa de novembro. Para o diretor-geral da Adab, Paulo Emílio, as atividades para garantir a sanidade do rebanho vêm sendo consolidadas a cada ano pelo governo estadual e pelos criadores, que já entendem a defesa agropecuária como uma política pública. “As nossas ações, aliadas ao processo de modernização da pecuária, estão dando resultados positivos e superando os desafios do setor”.
 
Chegamos a esses resultados com o apoio de instituições parceiras, compartilhando ações e incentivando o aprimoramento das atividades para o alcance dos índices de vacinação dos animais”, acrescenta o diretor de defesa animal, Rui Leal, lembrando que a campanha contra a febre aftosa reflete o esforço conjunto de criadores, associações, sindicatos, governo estadual, Ministério da Agricultura (Mapa), Federação da Agricultura do Estado da Bahia (Faeb).
 
O presidente da Faeb, João Martins, avaliou que os trabalhos em todo o território promoveram medidas de conscientização dos produtores. As atividades de educação sanitária realizadas nos municípios também estão contribuindo positivamente para colocar a Bahia em posição de destaque no cenário nacional. “Os criadores estão atendendo aos procedimentos de vacinação e declaração e, por isso, os resultados aumentam a cada campanha”.
 
Dentre as medidas desenvolvidas para consolidar o aumento gradativo dos índices vacinais nos últimos três anos, a Adab tem promovido uma reestruturação do sistema de atenção veterinária, principalmente do trânsito de animais e da vigilância ativa das propriedades. A iniciativa propicia maior segurança aos serviços oferecidos ao produtor. 
 
A implantação da Guia de Trânsito Animal (GTA) Eletrônica, a aquisição do Sistema de Defesa Agropecuária e a implantação do Sistema de Monitoramento Via Satélite (AdabSat) são outros fatores que possibilitam a qualidade das atividades no campo e na segurança das informações da base cadastral.
 
 
Fonte: Ascom/Adab
Tel.::(71)3115-2737/2767 
Ascom-Rezende