Tradição frutícola em Bom Jesus da Lapa garante sucesso da IX Frulapa

frulapaA nona edição da Feira de Fruticultura e Agronegócio de Bom Jesus da Lapa (Frulapa) e a 3ª Feira Territorial Velho Chico, que acontecem paralelamente no Estádio Municipal Benjamim Farah, em Bom Jesus da Lapa, trazem novidades para o setor, que espera atrair mais de 70 mil pessoas durante os quatro dias de evento. A abertura da feira está prevista para a próxima quinta-feira (03), e a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA) participará da programação, orientando os agricultores familiares da região sobre assuntos de interesse, relativos à fruticultura.
Até domingo (06), quando encerra as festividades, os técnicos da EBDA vão orientar os agricultores sobre tecnológicas e temas ligados ao cultivo de frutas, como uso da adubação orgânica, prevenção de pragas e doenças no sistema agroecológico, compostagem, beneficiamento e comercialização de frutas, e ainda fará a distribuição de publicações, dentre outras atividades.
Para a gerente regional da EBDA, Ivani Pereira Santos, a Frulapa é o evento mais expressivo para o setor frutícola do oeste e, somado a 3ª Feira Territorial-Velho Chico, vê oportunidades para que os agricultores familiares, assistidos pela empresa, abram novos diálogos para promoção de negócios. “Este é um evento que possibilita o surgimento de novas oportunidades para os agricultores, que vêm recebendo orientações da EBDA referente ao aprimoramento tecnológico e implantação de técnicas de produção e comercialização, além do acesso a políticas públicas”, disse a gerente, que exemplifica o acesso de crédito através da linha do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
Uma das novidades do evento fica por conta do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBaiano), que abre as portas de sua sede rural, no Projeto Formoso, para receber palestras, cursos e workshop. Nessa ação, agricultores familiares, estudantes e demais interessados podem participar de palestras promovidas pela EBDA, como a de Avicultura – com ênfase para a criação de galinha caipira -, ministrada pelo zootecnista Antídio Neto, e sobre Práticas de ordenha higiênica, com orientação do médico veterinário Osvaldo Vinícius Neves.
Fonte: EBDA

Decom: Orlando