Termina a segunda fase da vacinação contra aftosa

A segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra a aftosa chega ao seu final nesta quinta-feira, 15 de dezembro, em todo o Brasil. Depois de já ter sido encerrada na maioria dos estados no dia 30 de novembro, a imunização continuou sendo realizada em oito unidades federativas.

Pernambuco, Piauí, Maranhão e a região centro-norte do Pará tiveram autorizada a transferência da vacinação para o período de 14 de novembro a15 deste mês. Amapá e Amazonas sofreram prorrogações de 15 dias nas datas iniciais e também finalizarão a aplicação das doses nesta quinta-feira. Os outros dois estados que concluirão o calendário normal neste prazo são Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Ambos seguiam na campanha apenas na região do Pantanal.

A previsão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é de que tenham sido imunizados cerca de 160 milhões de bovinos e bubalinos ao longo desta fase. A meta anual é proteger todo o rebanho da zona livre de febre aftosa com vacinação – 205,6 milhões de animais aproximadamente – e superar o índice de cobertura vacinal alcançado em 2010, que foi de 97,4%.

Na maioria das unidades federativas, os rebanhos bovinos e bubalinos de todas as idades foram vacinados. Já na Bahia (exceto zona de proteção) e em Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Sergipe, Tocantins (exceto zona de proteção) e Distrito Federal apenas os animais com idade até 24 meses receberam a segunda dose. As áreas indígenas de Raposa Serra do Sol e São Marcos (Roraima), na fronteira com a Venezuela, receberam vacinação oficial.

Os serviços veterinários estaduais têm, aproximadamente, 30 dias para enviar o relatório final da segunda etapa de vacinação para o Mapa. O balanço geral da cobertura vacinal deverá ser divulgado pelo Ministério no final de janeiro.
Sabia mais sobre o Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa: http://www.agricultura.gov.br/portal/page/portal/Internet-MAPA/pagina-inicial/animal/sanidade-animal/programas/febreaftosa

Fonte: MAPA

Foto: Arquivo do MAPA

Ascom – Armênio