SPI lança guia para aumentar a eficiência do gasto público

Foto: Ilkens Souza/Divulgação.

No lançamento do Guia Metodológico para a Construção de Indicadores, realizado nesta quinta-feira no Hotel Carlton, o secretário executivo adjunto do Ministério do Planejamento, Francisco Gaetani, afirmou que a publicação é um marco para o planejamento e gestão da Administração Pública.

De acordo com Gaetani, “neste processo de construção de um Estado Nacional, os ministérios de ponta se ressentem de quadros e métodos que permitam a eles avaliações da qualidade dos indicadores dos programas de governo”.

Foto: Ilkens Souza/Divulgação.
Daí a idéia da publicação do Guia, que, com o intuito de contribuir à melhoria do gasto público, traz uma síntese conceitual e uma metodologia de construção de indicadores de desempenho de programas, para auxiliar gestores e dirigentes no sentido de medir resultados e atestar o alcance dos objetivos.

Assim, o Guia foi desenvolvido com metodologia definida, clareza de conceitos e linguagem acessível, para facilitar a avaliação dos programas de governo.

O Guia é resultado de parceria entre a Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos (SPI) do Ministério do Planejamento e o governo britânico. Segundo o secretário de assuntos econômicos da embaixada do Reino Unido, Jonathan Dunn, desde 2005 o governo britânico já apoiou 30 projetos voltados para aumentar a eficiência do gasto público no Brasil, em parcerias com o governo, o setor privado e também com as organizações não-governamentais. “O Guia tem o papel de ajudar os gestores a avaliar melhor os programas do governo brasileiro”, destacou.

Para Débora Nogueira Beserra, diretora do Departamento de Gestão do Ciclo de Planejamento da SPI, o Guia é “um pontapé inicial de um projeto maior, para que o governo possa alcançar programas cada vez mais bem desenhados”.

Ascom-Rezende

Fonte: Ministério do Planejamento