Será realizado entre os dias 14 e 18 de março o II Workshop da Vassoura de Bruxa

Será realizado entre os dias 14 e 18 de março o II Workshop da Vassoura de Bruxa, que ocorrerá .

O primeiro Workshop aconteceu na UESC, há cerca de 5 anos, e foi um extraordinário sucesso. A pesquisa avançou de forma significativa após aquele evento.

Esses eventos são fundamentais para que sejam apresentadas, de forma concentra, informações sobre a pesquisa e tornar possível fazer reflexões sobre os diversos temas e dessa forma, chegarmos a conclusões sobre o que existe e novas linhas de pesquisa, disse o Prof. Gonçalo Guimarães Pereira. Além disso, continua o Prof. Gonçalo, um dos seus principais objetivos é levarmos os pesquisadores da UNICAMP para conhecer in loco os problemas do cacau e as características da cacauicultura.

Pela sua natureza – eminentemente científica – será um evento pequeno, concentrado e as palestras não serão abertas ao público. Entretanto, estão sendo planejados momentos para interação entre os cacauicultores, técnicos e pesquisadores.

O evento ocorrerá em duas fases:
(1) Na primeira, segunda e terça feira, dias 14 e 15, técnicos e pesquisadores estarão dentro das roças de cacau investigando todos os aspectos relevantes da cultura, da doença e vendo, “in loco”, as diversas formas da cacauicultura (cabruca, céu aberto, etc). Para este momento, estão convidados, para acompanhar a equipe de pesquisadores, alguns colegas que apresentam trabalhos de importância para o setor, como Edvaldo Sampaio, Ricardo Castro e o Silvino Kruschevisky.
(2) A segunda fase será realizada no Hotel Praia do Sol quando serão prestadas justas homenagens a pessoas de importância para a cacauicultura.
Serão homenageados
1. Homenagem póstuma ao Dr. Paulo Alvim, um cientista extraordinário que alçou a cacauicultura a uma cultura de importância mundial. Fez ciência de altíssima qualidade, formou inúmeras pessoas e trouxe claros benefícios técnicos para a cacauicultura. Foi um cientista notável e um ser humano admirável. Uma vida como poucas.
2. Homenagem póstuma ao Prof. Dr. Júlio Cascardo. Colega fundamental para a ampliação e modernização da ciência lastreando a cacauicultura. Infelizmente nos deixou muito antes do tempo, mas em curto espaço de tempo construiu um legado digno de nota.
3. Homenagem em vida a Edvaldo Sampaio. Esse surpreendente cacauicultor, que com sua genialidade nos mostrou a viabilidade da cacauicultura e com a sua generosidade tornou a disseminação das suas técnicas uma missão de vida.

Ao final do evento, será realizada uma mesa redonda formada por alguns cacauicultores com a finalidade de troca de experiências, que são valiosas para o balizamento das pesquisas que vêm sendo realizadas.

Maiores informações sobre o evento, o contato deverá ser feito com:
Gonçalo Guimarães Pereira, Ph.D. – goncalo@unicamp.br
Professor Titular
Chefe do Departamento de Genética, Evolução e Bioagentes
Laboratório de Genômica e Expressão – IB

Ascom-Rezende

Fonte: Escrito por Maria do Socorro Mendonça | Ação Ilhéus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *