Seminário regional debate cultivo do cacaueiro em Santo Antonio de Jesus
O manejo de cacaueiros clonados, a fertilização do cacaueiro e o sistema agroflorestal cacaueiro consorciado com seringueira serão os temas abordados pelos técnicos e pesquisadores da Ceplac no 1º Seminário Regional sobre Cultivo do Cacaueiro em Santo Antonio de Jesus. O evento está programado para as 8 horas de quinta-feira, 13, no Cine Itaguari/Shopping Itaguari contando com a presença de autoridades locais e agropecuaristas.
Promovido pelo Escritório Local da Ceplac de Laje em parceria com a Secretaria de Agricultura, Comércio, Indústria e Meio Ambiente de Santo Antonio de Jesus, o evento visa à troca de experiências entre técnicos, pesquisadores e os participantes. Na abertura, o prefeito Euvaldo de Almeida Rosa e o chefe do Centro de Extensão da Ceplac (Cenex), Sérgio Murilo Correia Menezes, saudarão os agricultores e convidados.
A primeira palestra será feita às 9 horas pelo secretário municipal de Agricultura, Edson Fonseca Diniz, que vai apresentar as atividades desenvolvidas pelo município na agropecuária, incluindo os projetos Recicla Santo Antonio, SAJ Citros e Santo Antonio: A Feira Mais Barata da Bahia. Também deve abordar projetos voltados para expansão da cacauicultura e dendeicultura local.
Os pesquisadores da Ceplac/Cenex Milton José da Conceição e Ivan Costa e Souza abordam, às 9h30min, as palestras “Manejo de Cacaueiros Clonados” e, às 10h45min, “Fertilização do Cacaueiro”, respectivamente. Às 11h45min, o pesquisador da Ceplac/Cepec José Raimundo Bonadie Marques fala sobre “SAF – Cacaueiro x Seringueira”.
O chefe do Escritório Local de Laje, Dalmar Batista de Almeida, afirma que o seminário será importante para dinamizar a lavoura cacaueira, já que o município conta com áreas para expansão.
Localizado no Recôncavo, a 184 quilômetros de Salvador, o município de Santo Antonio de Jesus tem cerca de 110 hectares de cacaueiros plantados e produção estimada em 3,6 mil arrobas anuais. Tudo está concentrado em 56 empresas rurais de um total de 58 produtores cadastrados pelo Sistema de Informações do Cenex (SisCenex).
Conta com população de 87.776 habitantes (IBGE/2008) e faz divisa com os municípios de Varzedo, Conceição do Almeida, Aratuípe, Laje, Muniz Ferreira, Dom Macedo Costa, Elísio Medrado e São Miguel das Matas, sob sua área de influência socioeconômica.
Ascom – Armênio
Fonte: Assessoria de Comunicação da Ceplac