Seminário no Cepec enfoca a qualidade do solo e do cacau

A qualidade do solo e do cacau no sul da Bahia foi enfocada em um seminário interno do Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec), voltado para técnicos da Ceplac, produtores e estudantes da área de Agronomia. A palestra integra estudos que vêm sendo realizados há dois anos pelo pesquisador da Ceplac Quintino Araújo, nos quais se observa, pela primeira vez, aspectos importantes do solo e sua influência na composição e qualidade do cacau.
Segundo Quintino, a pesquisa tem também como foco aspectos químicos e os nutrientes do solo, mas pretende aprofundar também em seus aspectos físicos e biológicos. O trabalho tem apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e das universidades de Western, da Austrália, e de Hamburgo, na Alemanha, e do convenio Ceplac/Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).
O estudo abrange um leque de componentes do cacau que vão desde o Ph, ácidos orgânicos, açúcares, aminoácidos, cafeína e flavonóides. A partir daí, pode-se saber de que forma os diferentes tipos de solo da região, podem influenciar esses componentes. Sem contar que é um tema de interesse para a indústria, produtores, medicina e a área da saúde humana. “Queremos dar ênfase a influencia do solo até então não estudado”, disse o pesquisador
Segundo o pesquisador o estudo pode avaliar questões como: o teor de potássio ou fósforo no solo poderia influenciar o de gordura no cacau? o cálcio sobre a sacarose ou frutose? a argila do solo influenciar na concentração de theobromina? ou os microorganismos nos falvonóides do cacau?. Estas e outras questões estão não respondidas pela ciência. ”Até o momento não temos dados conclusivos, apenas indicativos de como esclarecer o produtor quanto às condições que poderão ou não estar influenciando as propriedades desejáveis ao cacau”, concluiu.
Ascom-Rezende
Fonte: Ascom-Ceplac