Secretários de agricultura dos municípios vão organizar fórum para dialogar com a Seagri
Cerca de 300 secretários municipais de Agricultura participaram nesta sexta-feira, (17), do encontro promovido pela Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia, Seagri, e aceitaram a proposta encaminhada pelo secretário Eduardo Salles para a criação do Fórum Estadual de Secretários de Agricultura da Bahia. “Será uma maneira mais fácil e ágil para debatermos os problemas do setor, discutindo em conjunto as alternativas de solução”, disse Salles, explicando que assim será possível planejar o desenvolvimento dos municípios. O encontro foi realizado no auditório da Fundação Luis Eduardo Magalhães, com a participação de todos os superintendentes e dos presidentes de diretores dos órgãos vinculados à Seagri. A expectativa é que a primeira reunião do fórum acontece até o mês de maio de 2011.
De acordo com Dorgival Neto, secretário de Agricultura de Ibirataia, “desburocratizar o acesso aos programas é a prova de que o que é bom pode sempre melhorar. Este evento abriu portas para a democracia na agropecuária baiana”. “O encontro foi de grande importância para a elaboração de um plano de assistência técnica e extensão rural”, defendeu o secretário de Agricultura de Maracás, Gilmar Rocha, acrescentando que “ esse evento permitiu aos secretários dos municípios ter acesso a informações importantes para o desenvolvimento rural sustentável e para a elaboração e encaminhamento de projetos”.
De acordo como Walter Filho, secretário de Agricultura de Jequié, “esse encontro é um marco para o crescimento da agricultura familiar no nosso município”. Ele disse ainda que “a Secretaria do Estado tem dado assistência satisfatória para a nossa agricultura familiar”.
“Esse momento representa para a nossa região o estreitamento das relações entre Seagri e os municípios, na perspectiva de fortalecimento da agricultura familiar e do agronegócio da Bahia”, analisou Railton Ramos, secretário de Agricultura de Itagi, localizado no Território Médio Rio das Contas.
“Congregar os secretários dos municípios da Bahia, sem dúvida, é um marco histórico para a agropecuária do Estado. O município de Mucuri acredita que nesta gestão seja possível melhorar ainda mais a aplicação das políticas públicas voltadas para agricultura”, afirmou Jair Gustavo, secretário de Agricultura de Mucuri
Para Jordilton Couto, secretário de Agricultura de Iaçu, no Território Piemonte do Paraguaçu, “este evento é a prova de que a agropecuária da Bahia vem sendo tratada com seriedade. Estamos vivendo a época em que cada secretário pode amadurecer seus conhecimentos com os programas criados em favor da agricultura familiar”.
PARCERIA
Na opinião de Emerson Leal, presidente da EBDA, “esse encontro estreita a parceria entre a Secretaria da Agricultura do Estado e as secretarias da Agricultura dos municípios. É fundamental para que haja uma mudança na agricultura familiar da Bahia, melhorando a condição de vida dos agricultores”.
Jairo Vaz:
Para o superintendente de Política do Agronegócio da Seagri, Jairo Vaz, o encontro cria oportunidades de se estabelecer políticas públicas agropecuárias regionalizadas, ou seja, voltadas para cada região do Estado. “O que é bom para o semiárido pode não ser bom para o Extremo Sul. Através desse encontro, pode-se definir o que é melhor para cada município e região”.
O diretor geral da Adab, Cássio Peixoto, avalia que o encontro trará importantes ganhos para a agropecuária baiana, à medida que promove o debate sobre as demandas de cada um dos municípios do Estado.
“Fico feliz em ver os secretários aqui reunidos. A agropecuária do Estado precisa estar unida. É dessa forma que poderão ser construídas políticas públicas voltadas para cada um dos 26 territórios de identidade, de forma a atender às necessidades regionais”, declarou Raimundo Sampaio, superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri.
Ascom-Rezende
Fonte: Ascom Seagri
Josalto Alves – Denise Paixão – Rodrigo Vilas Bôas
Tel.:(71) 3115-2794 / 9975-2354