Secretário vai explicar regras da atualização cadastral de inativos e mudanças nos consignados

A partir deste mês de maio, a Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento dará início a dois processos que afetarão diretamente aos servidores públicos do Executivo Federal.

Aproximadamente 700 mil inativos (aposentados ou pensionistas) que são pagos por intermédio do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape) terão de fazer a atualização de dados cadastrais, conforme determina o Decreto nº 7.141/2010. A atualização das informações pessoais será condição para a continuidade do recebimento dos proventos e pensões.

A outra medida afeta a todos os que utilizam a folha de pagamento do Governo Federal para fazer consignações, ou seja, operações financeiras com desconto em folha. Essas operações compreendem desde um empréstimo bancário até a aquisição de imóvel. A fim de tornar o sistema mais seguro, estão sendo feitas modificações profundas.

Para esclarecer as mudanças, as novas regras e prazos, o secretário de Recursos Humanos do MP, Duvanier Paiva Ferreira, e o diretor do Departamento de Administração de Sistemas de Informações, Nelson Freitas, darão entrevista coletiva amanhã (terça-feira, dia 4), às 11h30, no Ministério do Planejamento (Bloco C da Esplanada, 7º andar).

Ascom – Armênio

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão