Secretário da Agricultura da Bahia assume conselho nacional

Conseagri deve ter relação de maior cumplicidade com ministérios afins

Este Conselho deve ter voz mais ativa nas decisões pertinentes à agropecuária brasileira, disse nesta terça-feira, (30), em Brasília, o secretário da Agricultura da Bahia, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, ao assumir a presidência do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Agricultura, (Conseagri), para o período de 2011/2013. Eleito por unanimidade, com apoio da ex-presidente Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, que participará de sua gestão como coordenadora da região Centro-Oeste, Salles considera fundamental uma relação de cumplicidade com os ministérios afins, a exemplo das pastas da Agricultura e Pesca (Mapa), de Desenvolvimento Agrário, (MDA), e Desenvolvimento Social, (MDS). O secretário de Produção Rural do Amazonas, Eron Bezerra, eleito vice-presidente, definiu o Conseagri como um espaço fundamental para o debate das políticas do setor.

O novo presidente do Conseagri listou como importantes desafios a aprovação do novo Código Florestal Brasileiro, as questões das terras para estrangeiros, a condução dos problemas da aftosa no Brasil e a sistematização da cadeia da carne, a busca de soluções para o endividamento agrícola, a implantação do Suasa (o SUS da agropecuária) em todo o País, além das questões relacionadas às barreiras sanitárias, aos subsídios agrícolas mundiais, câmbio, leis trabalhistas entre outras.

Continuar defendendo os interesses do setor agropecuário dos estados foi também um dos compromissos citados pelo novo presidente. Ao ser empossado, ele declarou que é uma honra assumir a presidência desse importante Conselho, um fórum privilegiado que congrega 27 secretários de Agricultura. Sales afirmou que será um desafio substituir a ex-presidente Tereza Cristina, que fez uma gestão maravilhosa.Mesmo com os afazeres do dia-a-dia, buscaremos, juntos, discutir as soluções para os problemas inerentes à agropecuária nacional, afirmou. O Conseagri foi criado com a missão de ser um ambiente de integração entre os estados e o governo federal.

Para a secretaria de Desenvolvimento Agrário de Mato Grosso, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, que deixou a presidência da entidade depois de dois anos de mandato, com a eleição de Eduardo Salles o Conselho se fortalece e fica mais unido. Ele é secretário da Bahia, um Estado com produção muito diversificada. Ele tem vivência e experiência com o associativismo e com certeza vai contribuir muito.

Momentos antes da reunião do Conseagri o secretário Eduardo Salles e a secretaria Tereza Cristina Corrêa foram recebidos no gabinete do ministro da Agricultura e Pesca, Mendes Ribeiro Filho, abordando com ele problemas inerentes à agropecuária nacional. Para que as soluções sejam encontradas de forma mais prática, o Conseagri terá coordenações regionais, promovendo reuniões para discutir as necessidades e apresentar as demandas ao ministro.

Ascom-Rezende

Fonte: Seagri
Josalto Alves/DRT-Ba 931
Tel.:(71)9975-2354/3115-2737