Seagri viabiliza crédito assistido ao agricultor familiar

Foto: Aurelino Xavier

Englobar o maior número de agricultores familiares da Bahia no programa Crédito Assistido, identificar as reais demandas das cadeias produtivas do estado e erradicar o endividamento dos mesmos junto ao Banco do Nordeste. Essas são metas da Secretaria da Agricultura, (Seagri), através da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), discutidas nesta quinta-feira, (14) durante reunião realizada no Centro de Treinamento da Empresa, com 20 articuladores das cadeias produtivas do estado, com as presenças do secretário da Agricultura, Eduardo Salles, e o presidente da EBDA, Emerson Leal. Os pontos mais discutidos da programação foram o desenvolvimento de um planejamento estratégico e o orçamento de R$ 1,033 milhão destinado ao projeto Crédito Assistido.

O secretário Eduardo Salles destacou a importância da estruturação da agricultura familiar no estado, e lembrou que para tanto está sendo elaborado o planejamento estratégico para os próximos 20 anos. Também lembrou da necessidade de todas famílias de agricultores familiares serem contempladas com os programas sociais nos âmbitos federal, estadual e municipal.

“Nosso intuito é capacitar, através de acompanhamentos técnicos dos profissionais da EBDA, o agricultor familiar para que possa, com o resultado da sua produção, honrar seus compromissos junto às instituições financeiras que incentivam a agricultura familiar, como também escoar o excedente da sua produção. Estou indo para a China para divulgar os produtos oriundos da agricultura familiar da Bahia, para abrirmos novos mercados de consumidores” afirmou Salles.

Segundo Emerson Leal, a Bahia já conseguiu beneficiar 43 mil agricultores com o programa Crédito Assistido, inclusive com o acompanhamento dos técnicos da empresa através da assistência técnica, extensão rural e emissões das Daps, documento que habilita o agricultor a participar dos programas sociais.

“É da nossa competência direcionar o crédito para cada região, já que as mesmas possuem características singulares, também acompanhamos se esses créditos estão sendo bem utilizados, o que evita a má utilização dos recursos, consequentemente baixa produção e o inevitável inadimplemento por parte dos produtores” concluiu Leal

Dentro dessa vertente a EBDA vem intensificando a capacitação dos seus técnicos, através de cursos, palestras e treinamentos, para que esses repassem os conhecimentos necessários a todos aqueles que estão na ponta das cadeias produtivas, o agricultor familiar.

Ascom-Rezende

Fonte: Assimp/EBDA

Tel.:(71)3116-1803/ 3116-1910