Revista destaca pesquisas da Ceplac com leguminosa

A edição comemorativa de 55 anos da revista Noticiário Tortuga (Edição 466, nº 55, Nov/Dez 2009), traz um artigo com foco em um estudo de caso intitulado, “Historia de sucesso na consorciação” entre a leguminosa Desmodium ovalifolium cv. Itabela, em pastagens no Extremo-Sul da Bahia. O artigo se baseia no relato do produtor Jair Passamani, dono de sete propriedades naquela região.

As fazendas são ocupadas com uma diversidade de culturas que vai do café ao mamão, eucaliptos, entre outras, além da pecuária, onde mantém um plantel de cinco mil bois/ano, com uma área de pastagem de D. ovalifolium cv. Itabela consorciada com gramíneas da ordem de 1.000 hectares. A leguminosa cv. Itabela foi desenvolvida pala Ceplac, em estudos realizados na Estação de Zootecnia do Extremo Sul (Essul).

O produtor Jair Passamani utiliza essa variedade de leguminosa desde 1991, quando em contato com a pesquisadora da Ceplac Cláudia de Paula Rezende, responsável pela Essul, adquiriu sementes dessa forrageira e passou a utilizá-la, misturando-a com o suplemento mineral consumido pelos animais. A semente passa pelo trato digestivo dos animais, onde sofre escarificação, fica apta a germinar e é disseminada junto com as fezes do animal por toda a pastagem. Quando a leguminosa está semeteando na pastagem e o animal a consome ocorre também essa disseminação.

A leguminosa foi bastante estudada pela equipe de pesquisadores da Ceplac, , ao longo dos últimos 20 anos, no que tange à produção animal, valor nutritivo, ciclagem de nutrientes, com ênfase na fixação biológica de nitrogênio. Apesar de ter palatabilidade relativamente baixa a cv. Itabela é muito persistente na pastagem, produz sementes em grande quantidade e é extremamente importante para manter o equilíbrio na oferta de forragem para os animais em pastejo ao longo do ano.

Foi confirmado pelo produtor Jair Passamani e por outros produtores rurais que visitaram a Essul, outra vantagem da cv. Itabela, em relação às leguminosas estudadas, é a facilidade de consorciação com gramíneas do gênero Brachiaria, geralmente agressivas e dominantes na pastagem.

Ascom-Rezende
Fonte: ASCOM- CEPLAC