Recordista mundial em produtividade da soja está no Brasil
Norte-americano Kip Cullers visita lavouras no Centro-oeste.
O recordista mundial em produtividade da soja, o norte-americano Kip Cullers, está no Brasil. Em visita a lavouras no Centro-oeste nesta quinta, dia 11, ele disse que os brasileiros podem produzir mais. O segredo está na experimentação.
Cullers já colheu 173 sacas de soja por hectare. Há dez anos, ele também acumula títulos com a alta produtividade das lavouras de milho. No Brasil, o empresário contou que conquistar bons resultados é simples: todo o ano ele reserva uma pequena área da fazenda para testar tecnologias.
O norte-americano diz ainda que os brasileiros podem bater os recordes de produtividade, basta fazerem o mesmo. Para o gerente de Produção e Tecnologia da Pioneer Sementes no Brasil, o agrônomo André Aguirre, é preciso rever a forma de trabalho.
— Em vez de adotar aos poucos, como ele faz para experimentar, adequando aquela tecnologia à situação da fazenda, alguns agricultores brasileiros adotam 100%, aí dá problema — explica Aguirre.
Kip Cullers defende iniciativas que estimulem os produtores a fazer experimentos nas propriedades, como vem ocorrendo no Lavouras do Brasil. São quatro lavouras monitoradas 24 horas por dia e assistência técnica desde o plantio até a colheita. No Lavouras do Brasil, projeto pioneiro do Canal Rural, produtores de todo o país acompanham em tempo real o que acontece em plantações experimentais de soja nas principais regiões produtoras e ainda podem trocar informações com pesquisadores.
Ascom-Rezende
fonte:Canal Rural