Publicação do Inmet mostra orientações do clima em três Décadas

A Coordenação-Geral de Desenvolvimento e Pesquisa do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) acaba de editar a publicação Normais Climatológicas do Brasil 1961-1990, uma versão revista e ampliada da edição de 1992. A nova edição reúne 29 variáveis ambientais, dentre elas, algumas de particular interesse para a agricultura, como o número médio de dias chuvosos e a frequência de dias consecutivos sem chuva. Todos os dados apresentados na publicação foram revisados segundo padrões estabelecidos pela Organização Meteorológica Mundial (OMM).

Para cada variável foram incluídos mapas mensais e anuais, que conferem à obra o caráter de um atlas, observa Lauro Fortes, coordenador-geral de Desenvolvimento e Pesquisa do Inmet, supervisor da nova edição. O uso de cores é explorado para facilitar a identificação e o manuseio de oito capítulos distribuídos em 455 páginas valorizadas por projeto gráfico. “A nova publicação representa um esforço técnico-científico coletivo, dos observadores e administradores aos pesquisadores mais titulados, numa demonstração do poder de equipe”, diz Antonio Divino Moura, diretor do Inmet.

Interessados em adquirir a publicação devem ligar para Andrea Ramos (61) 2102-4776 begin_of_the_skype_highlighting              (61) 2102-4776      end_of_the_skype_highlighting ou mandar email para andrea.ramos@inmet.gov.br.

Normais – segundo a OMM, são médias históricas de variáveis como temperatura, umidade relativa do ar, precipitação, direção e velocidade do vento, calculadas para períodos consecutivos e padronizados de 30 anos.

Ascom – Armênio

Fonte: Mapa