Propostas para Ferrovia Oeste-Leste serão abertas na próxima quinta-feira

O presidente da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., José Francisco das Neves, anunciou nesta sexta, em Salvador, que na próxima quinta-feira, dia 16, a empresa vai abrir as propostas comerciais enviadas pelos consórcios que disputam a execução das obras e serviços de engenharia do primeiro trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, com extensão de mil quilômetros, ligando a cidade de Barreiras, no oeste do estado, a Ilhéus, no sul da Bahia.

O anúncio aconteceu durante palestra no seminário 150 Anos de Ferrovia na Bahia, na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb). O presidente da Valec acredita que até o final deste mês seja assinada a ordem de serviço para o início das obras, bastando para isso que a licença de instalação da ferrovia seja concedida pelo Ibama, que tem até o dia 30 de setembro para se pronunciar.

“Acredito que a licença será concedida, pois a Valec tem atendido todas as exigências ambientais feitas pelo órgão. Com a licença em mãos e a ordem de serviço assinada pelo presidente, podemos colocar as máquinas para funcionar”, completou José Francisco.

Na primeira fase da construção da ferrovia, que vai ligar Barreiras a Ilhéus, serão investidos R$ 4,5 bilhões, com previsão de entrega da obra para 2012.

Eixo ferroviário – A ferrovia se constituirá num eixo ferroviário que dinamizará o escoamento da produção da Bahia e servirá de elo para interligar a região aos outros pólos do país, através da conexão que terá com a Ferrovia Norte-Sul, em Figueirópolis (TO).

A ferrovia formará um corredor de transporte que otimizará a operação do Porto de Ponta da Tulha, instalado em Ilhéus, na Bahia, e ainda abrirá nova alternativa de logística para portos no Norte do país atendidos pela Ferrovia Norte-Sul e Estrada de Ferro Carajás.

A Ferrovia de Integração Oeste-Leste faz parte do Complexo Logístico Intermodal Porto Sul, que é composto por vários empreendimentos interdependentes e com modais interligados, entre eles, o Porto Público de Ilhéus e o Terminal de uso privativo da Bahia Mineração (Bamin).

Tão logo as autoridades ambientais concedam a Licença de Instalação, a Valec dará início às obras no trecho que vai de Ilhéus a Caetité. O objetivo da Valec é chegar, em julho de 2012, com o trecho Ilhéus-Barreiras, de cerca de mil quilômetros, totalmente concluído.

Confira o passo a passo do projeto

Em 2008, foram iniciados os estudos para a definição de traçado e os de impacto ambiental;

Em 2009, a empresa realizou concorrência pública para a contratação de empresa de engenharia para a elaboração do projeto básico de infraestrutura e superestrutura ferroviária e de estudos operacionais;

Em 23 de março de 2010, o Ibama concedeu a Licença Prévia;

Em 23 de agosto de 2010, a Valec recebeu as propostas técnicas e comerciais de 12 consórcios, para a execução das obras e serviços de engenharia do trecho de mil quilômetros da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, que vai ligar Barreiras e Ilhéus, na Bahia;

Dia 16 de setembro de 2010, depois de analisar as propostas técnicas, a Valec vai abrir as propostas comerciais das concessionárias;

Até 30 de setembro de 2010, prazo do Ibama para divulgar parecer sobre a Licença de Instalação.

Ascom-Rezende

Fonte: SEAGRI