Pesquisa Delphi apontará demandas do setor de Defesa Agropecuária

Com base no potencial de crescimento do agronegócio brasileiro, a II Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária (II CNDA), que será realizada no período de 26 a 29 de maio, no ExpoMinas, em Belo Horizonte, terá como um de seus componentes o workshop Situação Atual e Construção Compartilhada de uma Visão de Futuro para a Defesa Agropecuária Brasileira.

Nesse workshop, serão apresentados os resultados de uma pesquisa Delphi que possibilitou a identificação de demandas quanto à capacitação, à inovação tecnológica, na estrutura legal e aos benefícios e custos associados a políticas públicas de Defesa Agropecuária.

De acordo com Evaldo Vilela, professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e coordenador do Projeto Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária, a proposta do evento é apontar caminhos. O objetivo é sugerir ações que possam induzir melhorias no sistema brasileiro de Defesa Agropecuária, afirma.

Técnica Delphi
Desenvolvida pela Rand Corporation, a técnica baseia-se em rodadas sucessivas de entrevistas a especialistas, até que se chegue a um consenso. Atualmente, o método é utilizado para identificação de tendências e estratégias sobre os mais variados assuntos. Uma das vertentes das discussões em que foi empregada a Delphi no setor agropecuário é em relação à importância das tecnologias na prevenção de doenças animais e pragas agrícolas.

Muitas são, por exemplo, as dúvidas sobre quais ações são mais eficientes para reduzir o risco de pragas e doenças exóticas. Através de uma análise quantitativa de benefício-custo, será demonstrado que o valor investido em programas pró-ativos compensa e muito as perdas potenciais decorrentes de um surto da gripe aviária ou da mosca-da-carambola, por exemplo.

— Com ações de prevenção, evitamos que as doenças se estabeleçam no território nacional e, assim, permitimos que o mercado continue aberto — acrescenta Evaldo.

As informações partem da coordenação do Projeto Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária.

Ascom – Armênio

Fonte: Canal Rural ( PROJETO INOVAÇÃO TECNOLÓGICA PARA DEFESA AGROPECUÁRIA)

Um comentário em “Pesquisa Delphi apontará demandas do setor de Defesa Agropecuária

  1. You actually make it seem so easy with your presentation but I find this topic to be really one thing which I think I’d never understand. It sort of feels too complex and very huge for me. I am looking ahead on your next post, I will try to get the dangle of it!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *