Ministra Ideli Salvati destaca Potencial pesqueiro da Bahia
Para propor políticas e ações estratégicas ao desenvolvimento do setor pesqueiro e aquícola baiano e conhecer os projetos do estado para o setor, a ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti, esteve em Salvador onde se reuniu, na tarde de sexta-feira, com o governador Jaques Wagner e com presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli.
Antes, na parte da manhã, ela esteve com representantes do Fórum da Pesca da Bahia, que é integrado por diversas organizações, como sindicatos, associações, colônias de pescadores e universidades.
Durante o encontro na Governadoria, foram apresentados à ministra novos projetos para potencializar ainda mais o setor pesqueiro e da aquicultura no estado. Entre as propostas, estão o cultivo de peixes em propriedades rurais e a capacitação de pescadores e marisqueiras.
“Vamos analisar estas novas ações, que são importantes para o crescimento pesqueiro baiano. Afinal, a Bahia tem o maior litoral e um grande potencial de pesca e aquicultura”, afirmou a ministra.
Ranking nacional – O estado baiano é o terceiro maior produtor de pescado no ranking nacional, com mais de 119 mil toneladas/ano. Entre 2006 e 2009, a produção de pescado no estado cresceu 57% e atingiu 120 mil toneladas. Contribuíram para isso a aquicultura continental, que aumentou 150%, e a pesca extrativa marinha, que cresceu 82%.
O presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli, assegura que a expectativa é de atingir o volume de 140 mil toneladas de pescado.
Para alcançar esse objetivo, várias ações estão sendo implementadas pelo Governo do Estado, como a construção de terminais pesqueiros em Salvador e Ilhéus, desenvolvimento da cadeia produtiva da pesca de atuns, capacitação de pescadores, entre outras.
Ascom – Armênio
Fonte: Seagri