Ministério divulga relatório de atividades da cafeicultura brasileira
As ações de fomento à cafeicultura brasileira coordenadas pelo Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) em 2009 estão resumidas no Relatório de Atividades do Funcafé 2009, disponível no site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) desde a última segunda-feira (22). O Fundo tem o objetivo de implementar políticas que propiciem a geração de renda e desenvolvimento de todos os elos da cadeia agroindustrial do café, bem como promover a geração de emprego e a inserção social, de forma sustentável, nos setores público e privado.
Além de promover o desenvolvimento de pesquisas, incentivar a produtividade e a competitividade dos setores produtivos e a qualificação da mão de obra, o Fundo também concede linhas de financiamento para o custeio, investimento, colheita e pré-comercialização do café, entre outros instrumentos de política agrícola. Quanto aos financiamentos do Funcafé, somente podem ser implementados mediante aprovação de resoluções específicas do Conselho Monetário Nacional (CMN), que estabelecem todas as condições operacionais, financeiras e contratuais.
Na publicação também é possível consultar os levantamentos de safra de café, divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), custos de produção, informações sobre o Programa Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento do Café, ações de publicidade e promoção dos “Cafés do Brasil”, e dados sobre a participação do café brasileiro em feiras e eventos internacionais.
Ascom- Armênio
Fonte: MAPA