Ministério da Agricultura busca apoio de Mantega para venda da safra

 Ao apontar o escoamento da safra 2009/2010 como o seu principal foco, o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, afirmou que um acordo sobre o apoio à venda deve ser fechado na próxima segunda, dia 15.

Técnicos do ministério tiveram reunião nessa quinta, dia 11, com representantes do Ministério da Fazenda para tentar finalizar impasses a respeito da publicação da portaria interministerial que dita as regras para o apoio à negociação da safra.

– Esta é a grande preocupação do ministro da Agricultura neste momento. Chegamos ao limite das negociações sobre aquela famosa portaria – acrescentou Stephanes.

Desde o ano passado, o ministério precisa de um aval da área econômica do governo para aplicar seus instrumentos de apoio à venda. As reuniões entre técnicos das duas áreas ocorrem desde o início do ano sem que tenha se chegado a um consenso até o momento. Fontes da Fazenda afirmaram, no mês passado, que não concederiam uma “carta branca” à agricultura.

Já a agricultura critica a burocracia que precisa enfrentar para realizar leilões de Prêmio de Escoamento de Produto e de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor, entre outros.

Ascom – Armênio

Fonte: Zero Hora