Mapa registrou 138 novas marcas de agrotóxicos em 2009

Mapa registrou 138 novas marcas de agrotóxicos em 2009

Durante o ano de 2009, novas 138 marcas de agrotóxico surgiram no mercado, sendo 75 genéricas, segundo registrou o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

No total, o Sistema de Agrotóxicos Fitossanitários (Agrofit) possui cadastradas 1.400 marcas, porém apenas 650 são disponíveis para o mercado, o restante é de uso exclusivo da indústria.

De acordo com o coordenador de Agrotóxicos do Departamento de Fiscalização de Insumos Pecuários da Secretaria de Defesa Agropecuária (Dfia/SDA), Luís Rangel, do total de produtos comercializados, 70% podem ser classificados como genéricos, mas apenas 30% foram registrados por meio do Sistema Facilitado da Equivalência, que simplifica o registro.

Em média, todos os anos o Mapa registra 60 produtos genéricos, sendo a maior concentração nos defensivos para culturas de cana-de-açúcar, soja, algodão, milho, citros e café. Para casos de denúncias sobre agrotóxicos ilegais ou contrabandeados, o Ministério disponibiliza o telefone 0800 940 7030.

De acordo com o Mapa, os agrotóxicos brasileiros usados em flores e em tratamento de sementes passaram a atender os requisitos fitossanitários para exportação. O setor aguardava desde 1989 uma regulamentação.

ASCOM-Rezende
Fonte: Capital News