Mapa promove 8ª Semana dos Alimentos Orgânicos
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) promove entre os dias 27 de maio e 3 de junho, em todo o país, a 8ª Semana dos Alimentos Orgânicos. A iniciativa conta com a parceria de organizações governamentais e não governamentais que compõem as Comissões da Produção Orgânica nas Unidades da Federação (CPOrgs).
O objetivo é oferecer informações aos consumidores quanto aos produtos e os sistemas de produção de orgânicos, que têm como base princípios agroecológicos. A proposta é disseminar em larga escala os benefícios ambientais, sociais e nutricionais dos orgânicos para a população. “É necessário informar aos consumidores sobre esse mercado, pois muitos ainda não compreendem o que é produto orgânico e não sabem onde encontrá-lo”, destaca o coordenador de agroecologia do Mapa, Rogério Dias. Ele ressalta que a melhor maneira de avaliar os resultados da iniciativa é o retorno do mercado. “Segundo os produtores, aumenta a procura por produtos orgânicos após os eventos da semana para conscientização sobre o tema.”
A conscientização do consumidor é um dos fatores que ajuda a aumentar o número de produtores orgânicos. A grande parte constituída por agricultores familiares responsáveis diretamente pelo manejo e trato da terra e pelo cuidado na preservação de outros recursos naturais, como a água. Atualmente, a área de orgânicos no Brasil é de 1,5 milhão de hectares.
A organização da iniciativa – que será realizada nos 26 estados e no Distrito Federal – é promovida pelo Departamento de Sistemas de Produção e Sustentabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC) do Mapa. O departamento é responsável pelas ações de desenvolvimento da agricultura orgânica, como a promoção, o fomento, a elaboração de normas e a implementação de mecanismos de controle.
Durante o evento, os participantes poderão conhecer detalhes e aprender técnicas de cultivo desses alimentos por intermédio de seminários, dias de campo, oficinas e cursos. Também será possível conferir o sabor de alguns produtos em degustações de orgânicos.
A programação nos estados, definidas de acordo com as necessidades de cada região, pode ser conferida na página especial sobre produção de orgânicos do ministério (http://www.agricultura.gov.br/desenvolvimento-sustentavel/organicos).
Fonte: MAPA
Ascom – Armênio