Lançamento sobre frutíferas valoriza potencial de espécies exóticas

0

Lançamento sobre frutíferas valoriza potencial de espécies exóticas

In natura ou processadas como suco, sorvete, néctar ou drink – não importa a forma como são consumidas, as frutas representam saúde, qualidade de vida e, por isso mesmo, têm um potencial significativo nos mercados nacional e internacional, principalmente as exóticas.

Faltam, no entanto, informações suficientes sobre o assunto, uma lacuna que a publicação Fruticultura tropical: espécies regionais e exóticas, que acaba de ser lançada pretende diminuir, por meio da divulgação de conhecimento relacionado a espécies que ainda não se estabeleceram como commodities, apesar da importância econômica que podem conquistar.

Os editores e autores da obra são pesquisadores da Embrapa e professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), da Universidade Estadual Santa Cruz (Uesc) e de outras instituições, que tiveram o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Macadâmia, mangostão, rambotã, pinha, sapoti e carambola, além de mais 15 espécies de frutas, são descritas em capítulos dedicados a cada uma delas e nos quais o leitor encontra aspectos sobre a origem e a distribuição geográfica, a tipos de solo e temperatura mais indicados ao cultivo, incompatibilidades, propagação, implantação de pomares e a tratos culturais.

Controle de pragas e beneficiamento, produtos, subprodutos e comercialização também são abordados no livro, que pode ser considerado uma importante obra de referência para diversos segmentos interessados no desenvolvimento da fruticultura.

A publicação foi editada pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF) em parceria com a Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (Cruz das Almas/BA), e pode ser adquirida por R$ 90,00 na página eletrônica www.embrapa.br/liv, pelo telefone +55 (61) 3448 4236, pelo fax +55 (61) 3448 2494 e pelo e-mail vendas@sct.embrapa.br.

O atendimento da Livraria Embrapa é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Embrapa Informação Tecnológica, localizada no Parque Estação Biológica – Av. W3 Norte (final) –Brasília/DF – CEP 70 770-901.

Ascom-Rezende

Fonte: Kátia Marsicano – 03645 SJPDF

Embrapa Informação Tecnológica
Brasília – DF
katia@sct.embrapa.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.