Laboratório de Solos da Ceplac recebe Certificado de Excelência pelo 8º ano consecutivo

Pelo 8º ano consecutivo o Laboratório de Solos do Centro de Pesquisas do Cacau recebeu Certificado de Excelência do Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade, PAQLF 2012, coordenado pela Embrapa Solos, RJ. A informação foi repassada pelos chefes de Seção de Solos e Nutrição de Plantas, Robério Gama Pacheco e do Laboratório de Análise de Solos, Isabel Cristina Silva Fontes Lima Brandão, que consideram esse documento o coroamento da qualidade do trabalho executado pela equipe do laboratório, com confiabilidade nas determinações e nos critérios de qualidade de análise, atendendo com eficiência à demanda da Região, beneficiando desta forma os nossos usuários pesquisadores e agricultores.

O coordenador do Programa PAQLF 2012, da Embrapa Solos, Marcelo Saldanha, afirma no documento em que transmite o resultado à Ceplac que “a Certificação é o reconhecimento de um ano inteiro de trabalho árduo, competente,  responsável e do alto nível analítico alcançado durante o último exercício interlaboratorial no País por parte deste laboratório”.

Criado juntamente com o Centro de Pesquisas do Cacau-Cepec, em 1963, o Laboratório de Solos da Ceplac, auxilia a recomendação de adubos com base em resultados analíticos do solo e apoia a pesquisa e assistência técnica à cultura do cacau e a outros cultivos de interesse econômico regional. O laboratório também realiza análise de água para fins de potabilidade e irrigação, controle de qualidade de insumos agrícolas e análises de corretivos e fertilizantes, formulação de agrotóxicos e outros serviços.

Atualmente, 23 profissionais, dentre pesquisadores e técnicos, integram aquela unidade de pesquisa, que se destaca também entre outros laboratórios do País por possuir uma coleção de perfis de solo com amostras da Região Cacaueira da Bahia.

No ano de 2011 foram analisadas  cerca de 11 mil amostras de solos (análises físico-químicas), destacando-se Ilhéus, Ibirapitanga e Gandú como municípios nos quais os produtores rurais e agricultores familiares apresentaram maior número de amostras. Em 2012, até o momento cerca de 6 mil amostras já foram analisadas e entregues aos agricultores. Desde 2010 as amostras coletadas e entregues no escritório de extensão da Ceplac mais próximo da propriedade, são identificadas com o número de solicitação e  podem ter  acesso aos resultados das análises na Internet através da página da Ceplac (http://solos.ceplac.gov.br/SolosWeb/Default.aspx), informando unidade operativa (escritório local) e o número de solicitação.

É importante lembrar que a coleta bem feita é o primeiro passo para um bom resultado de avaliação dos solos para fins de adubação, visando à elevação da produção e produtividade. E que nenhum laboratório pode corrigir, nem tão pouco minimizar, erros de amostragem de solo.

………………………………………………………………………………………………………….

A direção da ATEFFA/BA, congratula-se com todos seus colegas abnegados nesta tarefa de levar o nome da CEPLAC, pela competência e dedicação, que sempre demonstraram para todo Brasil e por que não dizer ao mundo.

Mas, respeitando a tarefa de cada um, aproveita para em particular, para parabenizar a equipe de TTFA (s) que compõe esta Divisão de Solos. São eles: 

ANA MARIA CALASANS TAVARES
ANTONIO RIBEIRO ALMEIDA
CLÁUDIO HAGE PÁDUA
ISABEL C. SILVA FONTES LIMA BRANDÃO
ROSIVALDO MENDES SANTOS
VILMA SUELY OLIVEIRA MORORÓ
………………………………………………………………………………………………………….

Fonte: Jornalista da Sueba – Superintendência da Ceplac na Bahia /José Carlos Peixoto/Ascom-CEPLAC

Fotos: Águido Ferreira

Ascom-Rezende