Ilhéus vai sediar a segunda edição do Festival do Chocolate da Bahia.
De 02 a 06 de junho, Ilhéus vai sediar a segunda edição do Festival do Chocolate da Bahia, no Centro de Convenções de Ilhéus. Depois do grande sucesso da primeira edição, o evento ganha nova nomenclatura e deixa de ser Festival do Chocolate da Costa do Cacau para se tornar Festival de Chocolate da Bahia, criando um conceito mais abrangente e dinâmico, “afinal, é a condição privilegiada desta região, e nada melhor que trazer o Brasil e o mundo para saborear o cacau e o produto que traz alegria pra tanta gente, que é o chocolate na Costa do Cacau”, afirmou o criador e coordenador do evento, e presidente do Convention Bureau, Marco Lessa.
Em última reunião realizada entre a organização e o então secretário estadual de Turismo, Domingos Leonelli, foi destacada a importância do evento para a economia baiana e solidificado o apoio do governo do Estado. Desta forma, o evento passa a integrar definitivamente o calendário de festividades da Secretaria de Turismo da Bahia. O festival é composto por três eventos simultâneos, destinados à públicos específicos. Um deles é a Feira do Chocolate, uma exposição com a participação de entidades, órgãos públicos e empresas que representam os mais diversos setores relacionados à produção do cacau e do chocolate, como fabricantes de equipamentos para produção, as principais indústrias de chocolate, pequenas fábricas, fazendas, empresas de representação e distribuição, stands de venda ao consumidor final e outros.
Outro ambiente do Festival é a Jornada do Chocolate com uma programação de workshops, cursos e oficinas, tratando da produção em diversas escalas, produção cooperada, produção associada ao turismo, linhas de crédito, equipamentos para pequena produção, programas de governo para o setor, cursos, entre outros. Já o Planeta Chocolate tem como foco no público infantil, assim como nos adultos fascinados por este universo. No hall de exposições eles têm acesso a um grande parque com brinquedos, atividades educativas, animadores, personagens infantis, atividades para conscientização sobre o meio ambiente, pontos para comercialização de produtos como chocolate, doces, sucos, salgados, entre outros.
A edição deste ano traz como grande novidade a ampliação da feira, que será estendida para a área externa do Centro de Convenções. A vinda de chocolateiros do sul do país e da Europa também é esperada para o evento, o que vai ajudar a promover os destinos de Ilhéus e da Costa do Cacau como referência da produção de cacau e chocolate, bem como o turismo de negócios, “Oferecendo à todos uma diferenciada e atraente opção de lazer e entretenimento”, afirmou Lessa.
O Festival do Chocolate é uma realização da MBiz Empreendimentos e M21 Eventos, em parceria com o Costa do Cacau Convention Bureau e conta com a parceria do Governo do Estado, Prefeitura Municipal de Ilhéus, Associação dos Produtores de Cacau, Instituto Cabruca, Ceplac, Bahiatursa, Sebrae, Associação de Turismo de Ilhéus, Instituto de Turismo de Itacaré, Câmara de Turismo da Costa do Cacau, Conselho de Turismo do Pólo Litoral Sul e Conselho Municipal de Turismo. Informações, compra de stands e inscrições, através do site:WWW.festivaldochocolate.com ou pelo telefone: (73) 3231-2100, falar com Lorena Passos, Carol Araujo ou Marco Lessa.
Ascom-Rezende
Fonte: r2cpress.com.br