Ilhéus sediou 3º Encontro Internacional dos Trabalhadores nas Indústrias Moageiras de Cacau

Entre os dias 23 e 26 de outubro Ilhéus sediou o 3º Encontro Internacional dos Trabalhadores nas Indústrias Moageiras de Cacau. O evento aconteceu no Hotel Praia do Sol, zona sul da cidade, onde os trabalhadores brasileiros e holandeses puderam trocar experiências sobre mapeamento produtivo, automação, terceirização, precarização do trabalho, negociação coletiva e a inclusão de trabalhadores da Bélgica e Gana no projeto.

No ano passado, o encontro organizado pela TIE-Brasil, ong voltada para o acompanhamento dos sindicatos e trabalhadores, aconteceu em Amsterdã e contou com a participação de representantes do Sindicacau e FNV da Holanda. No Brasil, além das discussões internas do encontro, os trabalhadores visitaram a Ceplac onde assistiram uma palestra sobre as atividades desenvolvidas na região, e também conheceram a fábrica da Barry Callebaut, única empresa que autorizou a entrada dos trabalhadores holandeses.

Para o presidente do Sindicacau, Luis Fernandes Ferreira Andrade, o encontro foi muito proveitoso para que os trabalhadores tivessem a oportunidade de discutir as realidades do trabalho nas indústrias moageiras de cacau em um mundo globalizado. “É importante unirmos forças e montarmos estratégias para a melhoria das condições de trabalho e de vida dos trabalhadores do mundo todo”, disse o presidente, ressaltando que as dificuldades dos trabalhadores desta indústria são um pouco diferentes em cada um dos países, mas todos têm motivos de críticas e de celebrações dentro de suas indústrias. A proposta é de que o próximo encontro seja realizado em abril de 2012, mas a sede ainda não foi definida. O que se sabe é que o próximo evento contará com a participação dos trabalhadores de Gana, Bélgica ,Holanda e Brasil.

Ascom-Rezende

Fonte: R2CPRESS- Roberto Rabat