Homeopatia reduz custos no tratamento de bovinos e bubalinos

Gastos com controle de parasitas podem ter redução em 50%, segundo especialista da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S. A. (EBDA), Antônio Vicente Dias. A utilização de homeopatia na pecuária, além de eficiente no combate e prevenção de doenças do rebanho, pode reduzir até 80% os gastos com produtos veterinários de origem alopáticas – medicamentos tradicionais. “A homeopatia permite ao produtor curar efetivamente os seus animais e as suas plantas, dando sustentabilidade à produção, sem agredir o meio ambiente e permitindo a obtenção de produtos de origem animal e vegetal livres de contaminação química”, explica Dias.
Os trabalhos de pesquisa com o uso da homeopatia acontecem na Estação Experimental de Aramari, na região de Alagoinhas. No local, também são realizadas ações de manejo sanitário, controle alternativo de formigas com a borrifação manual da solução que mistura 50 litros de água com 10 quilos de folhas trituradas de Neem. “Utilizamos tecnologias com base nos princípios agroecológicos. O objetivo é não sem comprometer a biodiversidade do ecossistema”, conta a veterinária e chefe da estação, Carolina Mello.
Mais de duzentos animais são tratados com homeopatia na estação. A alternativa orgânica combate todas as doenças incidentes no gado como a tristeza parasitária em bezerros, à mosca-do-chifre, a bernes, carrapatos, verminoses e também na cura da mastite. “A homeopatia atua no organismo de forma natural, respeitando e estimulando os mecanismos de defesa, através de ações imunológicas no combate a vírus, bactérias, fungos e outros agentes causadores das doenças”, explica Dias.
A rotina no uso dos procedimentos inicia quando o animal ainda não completou seu primeiro ano de vida. Além das vacinas convencionais, cada bezerro é vermifugado com sulphur 30 x com sete dias de nascido, depois de trinta dias a dose é repetida todos os meses durante 365 dias. Além do trabalho de prevenção a verminoses, todo rebanho recebe a cada sete dias borrifadas com a solução de Neem, a ação é eficaz no combate dos carrapatos.
Em 2006, a pesquisa intitulada “Uso da Homeopatia no Tratamento da Tristeza Parasitária de Bovinos”, do engenheiro agrônomo da EBDA, Sinval Luiz, concluiu que o mal poderia ser curado com o uso de medicamentos homeopáticos.
O experimento realizado com 21 bezerros acometidos com a doença, certificou que o tratamento é eficaz podendo curar um animal em até oito dias, metade do tempo necessário para cura com outros produtos. Outro fator considerado é a redução de custos com medicamentos. Comparando a média de custo dos tratamentos homeopáticos com a estimativa de custo de medicamentos alopáticos – convencionais – , a pesquisa garantiu que a redução é de aproximadamente 87%.
No controle de doenças, o gasto com homeopatia custa em média R$ 3,80 por animal/ano, enquanto pelo método tradicional, são gastos mais de R$ 28,20 por animal/ano. Outra vantagem do medicamento homeopático está na possibilidade de manipulação das formas de aplicação respeitando as condições do rebanho. Baseado nas prescrições veterinárias e nos valores das doses dos medicamentos alopáticos, o custo homeopático é 13,47% do alopático, ou seja, o tratamento homeopático é 86,53% mais barato.
O baixo custo é uma das grandes vantagens do tratamento homeopático, além da ausência de resíduos químicos na carne e no leite a homeopatia reduz mortalidade dos animais. Outros benefícios são controle das infecções em bezerros; minimização do estresse na desmama e retenção de placenta. Também na bovinocultura de corte a homeopatia, controla parasitos, minimiza o estresse na vacinação e no transporte, e erradica diversas doenças infecciosas.
Fonte: EBDA

Decom: Orlando