Greening avança e coloca em risco a produção
Seis milhões de pés de laranja foram erradicados na região em 2009 – três milhões e meio a mais do que em 2008- para conter o avanço do greening.
A doença deixa as folhas amareladas e compromete em média 90% da produtividade da planta. O avanço do greening afeta a produção regional.
Os dados são da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, divulgados na semana passada. O prejuízo estimado por produtores chega a R$ 120 milhões. A pior situação é na região de Araraquara, onde 1,6 milhão de pés de laranja foram inutilizados. O levantamento leva em conta também as regiões de Barretos, Jaboticabal e Ribeirão Preto.
Mesmo com os prejuízos, a erradicação ainda é a única solução para evitar que a doença comprometa áreas ainda maiores. “Tive de arrancar 1.500 pés desde 2007, 300 deles só em 2009”, diz Marco Antônio dos Santos, que mantém plantação de 25 mil pés em Taquaritinga.
Eliminar os pés logo após a identificação da doença evitou que mais plantas fossem contaminadas, diz ele. Para o coordenador da Defesa Agropecuária da secretaria, Cláudio Alvarenga de Melo, a erradicação maior indica que o produtor está se preocupando mais com o combate. “Cerca de 86% dos produtores nos mantém informados da erradicação.”
Ascom – Armênio
Fonte: Folha de São Paulo