Fundação Bahia e Embrapa promovem a 13ª Passarela da Soja, em São Desidério -BA
Um dos mais importantes eventos do calendário do agronegócio soja acontece no próximo dia 12 de março, em São Desidério, na Bahia. Trata-se da Passarela da Soja, o dia de campo promovido pela Fundação Bahia e Embrapa há 13 anos, e que aguarda mais de 1mil participantes nesta edição. Além das palestras, divididas em um circuito de quatro paradas em diferentes estações experimentais, um dos pontos altos do evento em 2011 será a apresentação de três das seis novas variedades que estão sendo lançadas pela Fundação Bahia, Embrapa e Embrapa Cerrados no período. A Passarela da Soja é realizada na fazenda Maria Gabriela. A programação é gratuita e acontece das 7h30 às 12h30.
Na primeira estação, o público vai conhecer a BRS 313, a BRS 314 e a BRS 315, que estão disponíveis para o produtor na safra 2011/12. De acordo com o pesquisador da Embrapa Cerrados, Sebastião Pedro da Silva Neto, estas novas cultivares minimizam o uso de agroquímicos, garantindo mais sustentabilidade, tanto econômica, quanto ambiental ao agronegócio.
Já na segunda estação, o tema será fertilidade do solo. “Fertilizantes: quando, onde e como aplicar” e “Micronutrientes: solos pobres e solos corrigidos”, que será proferida pelo especialista em geoprocessamento José Francisco da Cunha. A parada seguinte é a de Manejo Integrado de Pragas na Região Oeste da Bahia, que será comandada pela entomologista Jurema Rattes. Na última estação experimental do circuito será a vez de tratar de nematóides e o seu “Manejo na Agricultura Sustentável”, com o professor Jaime Maia dos Santos, da Unesp/ FCAV.
“O contexto atual da soja, as novas cultivares desenvolvidas pela Fundação, e as excelentes expectativas para esta safra nos fazem esperar por uma das melhores Passarelas da Soja que já realizamos”, diz o presidente da Fundação Bahia, Amauri Stracci.
Ascom-Rezende
Fonte: SEAGRI