EVENTO DE PESO ACORDA A CACAUICULTURA DE BELMONTE

Fruto de um trabalho sério, intenso e planejado, na noite deste último dia 05/05/20010, os cacauicultores e demais agricultores de Belmonte foram brindados com um maravilhoso evento que, sem sombra de dúvidas, deixou uma marca de valor. Palestras maravilhosas, ministradas por profissionais de primeira linha, deixaram um significativo aprendizado para todos os presentes. O evento realizado no salão de reuniões da Loja Maçônica, contou com a presença do Diretor do CENEX, Dr. Sérgio Murilo; do Chefe do Núcleo Regional da CEPLAC, Dr. Antônio Carlos Cunha e dos palestrantes Dr. Milton Conceição, que proferiu a palestra – Modernização da Cacauicultura, e o Dr. Ivan Costa e Souza, que fez a palestra – Eficiência na Adubação e na Calagem. Estiveram presentes também, o Presidente da Associação dos Produtores de Gado de Corte do Extremo Sul, Dr. Henrique Gilberti; técnicos da ADAB de Eunápolis, da CEPLAC local e de Itapebi, e com um público de mais de cem agricultores. Presente ainda o agricultor laureado com o prêmio de Cacauicultor Destaque do ano de 2009, Flávio Baioco, vários agricultores de Eunápolis, Barrolândia, da Região do Ubú, do Projeto Piaçava e gerentes de várias fazendas de cacau.

Ambos os palestrante são integrantes do primeiro time de pesquisadores da CEPLAC e por serem também produtores, fizeram palestras numa linguagem acessível a todos os agricultores, dando uma dinâmica interessante ao conteúdo e um nível de atenção da platéia, que proporcionaram um excelente nível de assimilação dos temas expostos, como ficou comprovado pela enxurrada de perguntas e participação efetiva dos presentes.

Nos comentários do após evento, só se ouvia elogios à iniciativa, ao resultado alcançado e à iniciativa dos organizadores. Vale salientar, que as palestras fazem parte de um ciclo delas, porque vem mais por aí, fruto de um planejamento realizado pelo grupo de agricultores que tem se reunido no espaço da Loja Maçônica todas as quartas-feiras para discutir os problemas da agropecuária local e buscar as suas possíveis soluções. Este grupo tem o respaldo do Instituto INTEGRAR e da Loja Maçônica União e Sigilo e apoiados ainda por diversas outras entidades.

Este ciclo de palestras foi organizado pelo Instituto INTEGRAR e pela CEPLAC, com o apoio da Loja Maçônica União e Sigilo, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, da Associação dos produtores do Rio Ubu, do Instituto Viver Melhor e do Gabinete do Prefeito. O evento deixou a comunidade de agricultores muito satisfeita, e, entusiasmou de tal maneira o Diretor do CENEX, Dr. Sérgio Murilo, que durante o jantar que foi realizado para confraternizar com os palestrantes e os líderes institucionais, ele já fechou com o Dr. Gilis Iran, Presidente do Instituto INTEGRAR, a realização de um seminário que abordará mais temas e que já ficou agendado para o dia 02 de junho próximo, data em que teremos também a visita do Dr. Henrique Almeida, Presidente do Conselho da Biofábrica, oportunidade na qual, se buscará firmar um termo de parceria para trazer para Belmonte um entreposto da Biofábrica.

O Dr. Gilis, que lidera o grupo de agricultores, e que, vale salientar, foi bastante elogiado e parabenizado na noite de ontem pela iniciativa e realização do evento, já nos adiantou que mais ações vêm por aí, pois, além do seminário do dia 02/06, e da vinda da Biofábrica, estaremos recebendo na próxima quarta-feira dia 12 de maio, o Engenheiro da JAF Inox, fabricante de equipamentos para moagem do cacau, objetivando o desenho de um modelo de unidade de processamento adequado à nossa realidade. Disse-nos ele: “A briga do grupo agora é por essa fábrica de liquor e de cacau, que deverá ser implantada em regime cooperativo, para beneficiar os agricultores locais”. Instigado a falar mais sobre o assunto, o Dr. Gilis acrescentou: “O nosso objetivo é deixarmos de ser exportadores de commodities para sermos exportadores de produtos industrializados, com maior valor agregado, possibilitando gerar mais empregos, aumentar a renda dos agricultores e o capital circulante do município, assim como, também, as receitas tributárias e a riqueza do município. É exatamente essa nossa visão coletiva e esse espírito de grupo que nos faz mais fortes e tem nos levado às conquistas dos objetivos.”

O Diretor do CENEX, Dr. Sérgio Murilo, notando a ausência de alguns setores e a desconexão de outros, foi enfático em dizer que atenderia a todas as demandas daquele grupo de agricultores que esta fazendo este maravilhoso trabalho para a agricultura de Belmonte, e foi igualmente enfático ao dizer que não faria nenhuma parceria com qualquer órgão ou entidade que não estiverem alinhados e integrados com os agricultores.

Não poderíamos, enquanto veículo de comunicação que tem acompanhado de perto as ações deste grupo de agricultores, deixar de também parabenizar o grupo pela iniciativa e pela realização de tão expressivo evento para a comunidade agrícola de Belmonte.

Ascom-Rezende

Fonte: www.jornaldebelmonte.com/ Djalma B. Pontes