Estudo aponta áreas aptas para plantio de cacau na Bahia
O período de plantio do cacau na Bahia, as cultivares indicadas e os municípios aptos para o cultivo da fruta no Estado foram divulgados no zoneamento agrícola, publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (17). A Portaria Nº 111 também aponta os tipos de solo apropriados à espécie.
O cacaueiro é uma planta durável, que se desenvolve bem em bosques e matas, podendo atingir até seis metros de altura. Comumente encontrada nas Américas, predomina tanto em terras com baixos índices de altitude dentro de bosques escuros e úmidos sob a proteção de grandes árvores, como em florestas menos exuberantes e relativamente menos úmidas, em altitudes variáreis, ente zero e mil metros acima do nível do mar.
A cultura começa a frutificar com cerca de três anos, produzindo normalmente a partir do oitavo até os trinta anos após o plantio, tendo duas fases: temporão (março a agosto) e safra (setembro a fevereiro). Também é exigente em calor e umidade, adaptando-se bem a regiões com temperatura média anual em torno de 23ºC a 25ºC e com média anual mínima em torno de 21ºC.
Importância – O agronegócio do cacau envolve 47 mil propriedades agrícolas, em seis estados brasileiros, sendo quase 30 mil no sul da Bahia. De acordo com o boletim trimestral de estatísticas de cacau da Organização Internacional do Cacau (ICCO, sigla em inglês), a safra brasileira 2008/2009 alcançou 180 mil toneladas em amêndoas.
Ascom – Armênio
Fonte: Mapa