Estudantes de assentamentos participam de palestra sobre educação ambiental
Nos primeiros dias do ano letivo 2011, os alunos do Ensino Fundamental I, das escolas dos assentamentos Vavá, no município de Uruçuca, e Vila Isabel, em Ibicaraí, participam na terça e quarta (01 e 02), de uma palestra sobre meio-ambiente, promovida pela equipe de Assessoria Técnica, Ambiental e Social (Ates), da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária.
Durante o evento, as crianças assistirão a palestras e vídeos sobre reciclagem, a importância de economizar água e energia, os malefícios das queimadas, entre outros assuntos relacionados à temática principal, e, também, plantarão mudas de árvores nativas.
O projeto foi desenvolvido pela engenheira agrônoma, da EBDA, Renata Pedreti, e a pedagoga, também da empresa, Patrícia Silveira, com o objetivo de promover a educação ambiental nestas comunidades. “Pretendemos conscientizar estas crianças através de uma linguagem acessível, transformando-as em agentes multiplicadores dos deveres para com o meio ambiente. Vamos mostrar que, cuidando do espaço onde vivem, elas já colaboram com a preservação do meio-ambiente”, destacou a agrônoma.
A pedagoga Patrícia Silveira fala sobre a importância de se trabalhar com esse tema desde criança: “a preservação da fauna e flora desde os primeiros anos da educação básica implica construção de valores essenciais de futuros cidadãos, conscientes da responsabilidade com o meio-ambiente.”
A equipe de Ates do escritório da EBDA de Itabuna atende a dez assentamentos, na região, e pretende levar o projeto sobre meio-ambiente a todos as comunidades assistidas.
Ascom-Rezende
Fonte: ebda.imprensa@ebda.ba.gov.br
SEAGRI