Estimativas nacionais de emissão de metano serão apresentadas em evento internacional

Pesquisadores do Brasil, dos Estados Unidos e do Reino Unido estarão presentes no Simpósio Internacional sobre Gases de Efeito Estufa –GEE, na quarta-feira ( 17) e  quinta-feira (18) , na Embrapa Gado de Corte (Campo Grande, MS) para discutir a emissão de gases de efeito estufa pela pecuária de corte e organizar essas informações para uma agenda positiva com diretrizes para a redução do impacto ambiental dessa atividade.

Magda Lima, pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) irá falar na abertura do evento, na quarta-feira ( 17 ) , sobre as estimativas nacionais de emissão de metano pela pecuária e histórico de sua quantificação no Brasil, bem como sobre a Base de Dados de Fatores de Emissão de Gases de Efeito Estufa – EFDB do  Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima – IPCC.

A equipe do Projeto Carboagro – quantificação de fluxos de gases de efeito estufa e estimativas rápidas de carbono de solo e de biomassa, coordenado pela Embrapa Meio Ambiente, participou da Segunda Comunicação Nacional com a preparação de relatórios de referência sobre estimativas de emissão de gases de efeito estufa (especialmente metano – CH4 e óxido nitroso – N2O), a partir da queima de resíduos agrícolas, estimativas de emissão de metano pelo cultivo de arroz irrigado por inundação, estimativas de emissão de N2O pelos solos agrícolas e estimativas de emissão de metano pela fermentação entérica e dejetos animais, explica a pesquisadora.

O Simpósio tem o apoio do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Associação para o Fomento à Pesquisa de Melhoramento de Forrageiras Tropicais (Unipasto). Terá entre os palestrantes os cientistas Adrian William (Cramfield University – United Kingdom), Judith Capper (Washington State Univeristy, Pullman – EUA), P. K. Nair (University of Florida – EUA), João Luis Nunes Carvalho (Centro de Energia Nuclear na Agricultura – Cena/USP), Enrique Ortega (Universidade Estadual de Campinas – Unicamp) e Robert Boddey (Embrapa Agrobiologia).

Mais informações e inscrições pelo site do evento.

Ascom – Armênio

Fonte: Embrapa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *