Entrevista: deputado federal Geraldo Simões (BA) reafirma sua parceria com a ANTEFFA

Simões é conhecedor da causa da Agricultura no Brasil. Esse baiano, funcionário público federal da Ceplac desde 1977, já ocupou, por dois anos, a Secretaria de Agricultura do Estado. Foi durante seu mandato como secretário de Agricultura que foi lançado o PAC do Cacau, coordenado por ele e sua equipe.

Uma das áreas em que seu compromisso com a sociedade e sua dedicação à terra puderam ser positivamente medidos foi a agricultura familiar, onde os pequenos agricultores tiveram suas condições de financiamento, trabalhistas e sociais revitalizadas.

Geraldo Simões também foi sindicalista, vereador, deputado estadual e está em seu segundo mandato como deputado federal. Técnico agrícola formado pela Emarc e administrador de empresas formado pela Universidade Estadual de Santa Cruz, o parlamentar, que concorre à reeleição pelo Partido dos Trabalhadores, reconhece a ANTEFFA como organização social e trabalhista atuante e indispensável na caminhada pela garantia dos direitos adquiridos pela categoria e para assegurar novas conquistas.

São muitos os desafios enfrentados pela classe trabalhadora, inclusive no Congresso Nacional. “A vitória dessa luta se apoiou em um tripé, a mobilização da categoria, a representação organizada na Associação e a atividade parlamentar”, disse.

Saber que temos um companheiro de trabalho e ideais na Câmara dos Deputados, é, sem dúvida, um alento e uma ótima oportunidade de reafirmar que a união faz a força e a diferença.

A seguir a íntegra da entrevista exclusiva para a ANTEFFA:

ANTEFFA: Sua participação foi de extrema importância para as conquistas das categorias representadas pela ANTEFFA. Ao que o Senhor atribui o sucesso de tais conquistas?

Geraldo Simões: Considero que a conquista desta Lei, que dispõe sobre a remuneração dos cargos de Atividades Técnicas da Fiscalização Federal do MAPA, foi uma conquista da mobilização da categoria. E a mobilização só foi possível porque a categoria soube escolher sua representação, organizada nos quadros da ANTEFFA. Os companheiros foram incansáveis em sua luta e atuaram decididamente na tramitação do projeto de lei.  Acompanharam os avanços, recuos, negociações e, porque não dizer, pressões durante este difícil processo. É nesse contexto que entra nossa participação como parlamentar vinculado aos movimentos sociais.

Sinto que simplesmente desempenhei meu papel, mantive a coerência em ter um mandato à disposição dos trabalhadores. Sou técnico agrícola e minha atividade política se originou no movimento sindical, particularmente na representação de interesses de servidores públicos.

Nossa vitória se deve então ao equilíbrio entre a mobilização de base, a representação da categoria e o apoio parlamentar que conquistamos.

ANTEFFA: No seu entendimento, o que significa uma Associação como a ANTEFFA para uma categoria? E sua parceria com a entidade?

Geraldo Simões: Como disse, a vitória dessa luta se apoiou em um tripé, a mobilização da categoria, a representação organizada na associação e a atividade parlamentar…

Agora que temos o resultado, as coisas parecem simples… No entanto, nós que participamos diretamente sabemos como foi difícil, como foram exaustivas as negociações com técnicos e parlamentares, como tivemos que enfrentar idas e vindas cansativas. Só a persistência dos companheiros, através das atividades da ANTEFFA e entidades vinculadas, possibilitou a vitória. Tenho que reconhecer também que a disposição e abertura do executivo, dirigido pelo Presidente LULA, como todos sabem, originário do movimento sindical, facilitou todo o processo.

Quanto à minha parceria com a ANTEFFA, estou simplesmente cumprindo com os objetivos de meu mandato de representar os interesses das categorias profissionais, particularmente as vinculadas a técnicos agrícolas, agricultura familiar, trabalhadores rurais e agricultura em geral.

ANTEFFA: Fale um pouco de sua trajetória e dos seus planos políticos para esse ano.

Geraldo Simões: Sou técnico agrícola de formação, servidor público através da CEPLAC, gestor popular pela atuação como prefeito de Itabuna, gestor governamental através de minha passagem pela Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia e representante do movimento social por meio de meu mandato como Deputado Federal. Na verdade tenho que destacar que minha verdadeira formação se deu no bojo das lutas sindicais e na militância política, construindo o PT.

Meus planos são continuar atuando politicamente na construção deste novo Brasil, que se iniciou sob a direção do Presidente LULA e terá continuidade com DILMA no Governo. Nossa tarefa histórica é consolidar e aperfeiçoar este novo modelo estratégico de desenvolvimento, que é um exemplo para o mundo. Quero poder continuar sendo parte deste projeto e para isto estou lutando por conquistar um novo mandato como Deputado Federal pelo PT da Bahia.

 

 

Fonte: ANTEFFA

Assessoria de Comunicação – Analu Alves