Embrapa promove curso sobre beneficiamento de fibra de coco
Embrapa Agroindústria Tropical promove, no próximo dia 27 de outubro, segunda-feira, curso gratuito de beneficiamento de fibra de coco para produção de vasos, mantas e placas. O treinamento, ministrado na Unidade Didática de Processamento e Beneficiamento da Casca do Coco, no Campo Experimental do Curu, em Paraipaba (CE), é voltado para pessoas interessadas na produção de insumos para a jardinagem. São oferecidas 20 vagas. As inscrições devem ser feitas na Embrapa Agroindústria Tropical, por meio do telefone (85) 33917168, com Patrícia Cabral.
O curso, eminentemente prático, inicia-se às 8h, e prossegue ao longo do dia. Será demonstrado todo o processo de produção de insumos para jardinagem utilizando fibra de coco e látex. Conforme o analista da Embrapa Agroindústria Tropical, Adriano Matos, o curso é uma oportunidade para ingressar em um mercado promissor. A maior parte dos vasos de fibra que abastecem o mercado local, vêm de centros como São Paulo.
Saiba mais:
Para diminuir o impacto ambiental do processamento do coco verde para obtenção da água-de-coco, a Embrapa Agroindústria Tropical desenvolveu o processo de beneficiamento da casca do coco verde, obtendo-se pó e fibra. O pó pode ser usado como ingrediente para a formulação de substratos agrícolas e composto orgânico. A fibra pode ser usada como matéria-prima para o artesanato, para a confecção de vasos e placas para o plantio, em substituição ao xaxim, para estofamento de veículos e para fabricação de biomantas, que podem ser usadas na contenção de encostas ou de áreas degradadas e em decoração de interiores.
Fonte: Seagri
Decom: Fabiana